Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Correia, Adriana Martins | - |
Autor(es): dc.contributor | Terra, Dinah Vasconcellos | - |
Autor(es): dc.contributor | Copolillo, Martha | - |
Autor(es): dc.creator | Rodrigues, Iara Mirella de Souza | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:59:54Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:59:54Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-02 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/26783 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/761629 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho tem por objetivo apresentar uma experiência na Educação Infantil desenvolvida na disciplina de Pesquisa e Prática de Ensino I (PPE I), ofertada pelo Instituto de Educação Física da Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói - RJ, no ano de 2018. O projeto foi realizado no Colégio Universitário Geraldo Reis - Educação Infantil, uma instituição também vinculada à UFF, onde trabalha com grupos multietários, dividido por crianças de 3, 4 e 5 anos, com exceção da turma de acesso, composta por crianças de dois anos. As propostas descritas neste trabalho foram elaboradas dentro do tema “Super-heróis”. Esse projeto ocorreu em três momentos dos quais foram constituídos mediante aos acontecimentos que surgiam em cada encontro. A fundamentação teórica deste trabalho se deu em três temas: no primeiro, consideramos infância como experiência a partir dos estudos de Abramowicz, Levcovitz e Rodrigues (2009) e a criança como protagonista no processo de ensino aprendizagem e desenvolvimento motor quanto a importância do exercício da escuta, segundo Ewald, Martins e Mello (2020); no segundo, nos baseamos nos estudos da Wiggers (2003) sobre corpos e infâncias e ao uso do desenho no fazer pedagógico; e no terceiro, aprofundamos a discussão a partir da questão de gênero através das contribuições de Wiggers (2004), refletindo sobre os desenhos das meninas. Os caminhos percorridos a partir dessa experiência até a construção deste trabalho contribuíram para novas percepções de infâncias, corpo e as mudanças pelas quais estamos sujeitos a vivenciar por meio das experimentações. | - |
Descrição: dc.description | This project aims to report an experience working with children’s education. It’s the result of the researching process started at the Teaching Practice I (PPE I), a discipline available to the undergraduates of the Physical Education Institute at Federal Fluminense University (UFF), Niterói - RJ, in 2018. The project was held at the Geraldo Reis school, an institution associated with the university. There, we worked with students of different ages (3-5 years), but also with the access’s class (2 years old). We decided to make use of the “Super Heroes” theme. The theoretical foundation of this article was based on three main scientific contributions: Firstly, the studies of Abramowicz, Levcovitz, Rodrigues (2009) and their understanding of childhood as an experience. At the same time, we adopted the idea of a child as the protagonist of the teaching and learning process according to Ewald, Martins and Mello (2020). Likewise, we support our analysis as stated by Wiggers (2003) and her investigation of bodies, childhood and children’s drawings applied to a pedagogical practice. Finally, we further our reflection on gender studies throughout the contributions of Wiggers (2004) as well. Thus, this article offers news perceptions of the concept of childhood, bodies and consequent changes we all will experience during our lives. | - |
Descrição: dc.description | 43 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Infâncias | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação infantil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Infância | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação infantil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Childhood | - |
Palavras-chave: dc.subject | Children´s education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Physical education | - |
Título: dc.title | Corpos, infâncias e suas versões super-heróicas: uma experiência na disciplina Pesquisa e Prática de Ensino na Educação Infantil | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: