As ações afirmativas na educação superior: política de inclusão à lógica do capital

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSiqueira, Angela Carvalho de-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1582845755311904-
Autor(es): dc.contributorTaffarel, Celi Nelza Zulke-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5691238604320892-
Autor(es): dc.contributorLima, Kátia Regina de Souza-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790081H3-
Autor(es): dc.contributorFrigotto, Gaudencio-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780705Y6/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4780705Y6-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7362331844844663-
Autor(es): dc.creatorFigueiredo, Erika Suruagy Assis de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:59:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:59:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-29-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-29-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/32480-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/761616-
Descrição: dc.descriptionA investigação insere-se no contexto em que os ajustes estruturais no modo de produção e as reformas na organização do Estado encontram-se articulados com uma série de reformas educacionais, com centralidade na reforma da educação superior. No Brasil, as ações afirmativas com a implantação do sistema de reserva de vagas/cotas nas universidades públicas ganham destaque, sendo apresentadas como promotoras da democratização do acesso e permanência na educação superior. Tal política é objeto de muitas controvérsias e polêmicas que reduzem a questão a uma visão simplista e maniqueísta, de contra ou a favor. Este trabalho buscou sair dessa polarização, visando apreender o processo de transformações na educação, a partir da relação trabalho-educação, compreendendo que o modo de produção engloba todos os aspectos de como a vida se produz e reproduz, e que, portanto, considera que exista uma relação dialética entre as transformações e ajustes na economia e a forma como o Estado organiza a educação. Com base nessa perspectiva, esta pesquisa questiona se a política de reserva de vagas/cotas realmente contribui para a democratização do acesso e da permanência na educação superior. Para responder a essa problemática, realizamos uma pesquisa documental, na qual o materialismo histórico e dialético, suas categorias e conceitos, com foco no Estado, Luta de Classes e Democracia, encontrados na obra de Marx, Engels e Lenin, fornecem a base teórica e metodológica. Foram analisados: (1) Documentos e textos oficiais de organismos internacionais e do governo brasileiro, correlacionando as exigências de ajuste estrutural na economia e reformas no Estado com as novas propostas para educação; (2) Documentos da Universidade Federal da Bahia (UFBA), campo empírico de pesquisa, para verificar a aplicação destas políticas concretamente. O confronto dos dados empíricos com a teoria levou à conclusão de que as aspirações legítimas por inclusão na educação dos mais explorados pelo capitalismo são incorporadas de forma subordinada para legitimar o modelo privado de educação, baseado no mercado, e contribuir para destruição, privatização da universidade pública, como lócus de produção do conhecimento que articula ensinopesquisa-extensão. Portanto, trata-se de uma “inclusão excludente” que, ao mesmo tempo em que incorpora a reivindicação dos negros, trabalhadores por educação, nega a possibilidade de que tenham acesso a uma educação pública de qualidade (histórico-social e científicotecnológica), e a garantia de permanência na universidade-
Descrição: dc.descriptionThis research is inserted in a context in which the structural adjustments in the way of production and the reforms in the organization of the State are articulated to a range of educational reforms with emphasis in the high education. In Brazil, affirmative actions with highlight in preferred admission/quotas in state-owned universities are being implemented as able to promote democratization of access and permanency in higher education. Controversies about this policy usually reduce the question to a simplistic against or in favor point-of-views. We tried, in this work, go beyond this dichotomy seizing the transformation process in education. The starting point is the relation between work and education, that is derivate of the understanding that the way of production covers all ways that life is produced or reproduced, so, considers the dialectical relationship between the changes and adjustments in economy and the way education is organized by the State. This made us point the question whether or not the preferred admission really promotes democratization in the access and permanency in the University. In order to face this question, we have done a documental research, analyzing them with the historical and dialectical materialism theory and method, using State, Democracy and Class Struggle conceptions present in Marx, Engels and Lenin works. During the present work, the following documents have been analyzed: (1) Official texts and documents of International Organisms and Brazilian Government to correlate the exigencies of the structural adjustments in economy with the new education proposals; (2) Documents of UFBA (Universidad Federal da Bahia), our empirical object of research, in order to demonstrate how this policies are applied in a real context. The study of all this material when confronted to theory, lead us to conclude that the fair inclusion aspirations of the most discriminated ones are incorporated to these educational reforms subordinated to the legitimation of a market-based and private education model, which contributes to the disorganization of the relation teaching-research-continuing education in state-owned university, destroying the basis of the knowledge production. That is why, it is an "excluding inclusion" that incorporate the black and poor workers claims, denying them the access to a public, high scientific and technological quality education and a real permanency in University-
Descrição: dc.description198 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectPolítica pública-
Palavras-chave: dc.subjectReforma da educação superior-
Palavras-chave: dc.subjectAções afirmativas-
Palavras-chave: dc.subjectReserva de vagas/cotas-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão social-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino superior-
Palavras-chave: dc.subjectProgramas de Ação Afirmativa-
Palavras-chave: dc.subjectBrasil-
Palavras-chave: dc.subjectPublic policy-
Palavras-chave: dc.subjectHigh education reform-
Palavras-chave: dc.subjectAffirmative actions-
Palavras-chave: dc.subjectPreferred admissions/quotas-
Título: dc.titleAs ações afirmativas na educação superior: política de inclusão à lógica do capital-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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