Violência na escola: o relato dos docentes sobre as percepções de violência

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilveira, Raquel Brum Fernandes da-
Autor(es): dc.contributorAlmeida, Gisele Maria Ribeiro de-
Autor(es): dc.contributorPereira, Beatriz Mateus-
Autor(es): dc.creatorPinto, Rafaela de Souza-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:59:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:59:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-04-27-
Data de envio: dc.date.issued2020-04-27-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/13393-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/761615-
Descrição: dc.descriptionA proposta deste trabalho é apresentar o discurso dos docentes para entender quais são as suas percepções sobre violência apresentada no ambiente escolar. É de grande importância tentar entender como que esses docentes lidam com esse fenômeno chamado violência nas escolas e como os mesmos apresentam os seus afetos negativos durante a sua trajetória profissional. Atualmente, o tema vem sendo muito estudado pelos pesquisadores, devido ao aumento de casos de violência no ambiente escolar. Portanto, percebendo que a violência pode se apresentar de várias formas, seja ela a violência verbal, simbólica, institucional, psicológica ou física, a partir desses conceitos podemos levantar discussões sobre as percepções de violências, explícita ou disfarçadas, para atores sociais, e neste caso colocamos em foco docentes de escolas de rede pública e alguns docentes das escolas privadas do município de Campos dos Goytacazes-
Descrição: dc.descriptionThe purpose of this paper is to present the teachers discourse to understand their perceptions about violence presented in the school environment. It is of great importance to try to understand how these teachers deal with this phenomenon called violence in schools and how they present their negative affects during their professional trajectory. Currently, the subject has been studied by researchers, due to the increase of cases of violence in the school environment. Therefore, perceiving that violence can be present in various forms, be it verbal, symbolic, institutional, psychological or physical violence, from these concepts we can raise discussions about explicit or disguised perceptions, of violence for social actors, which in this we put in focus teachers of public schools and some teachers of private schools of the municipality of Campos dos Goytacazes-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectViolência-
Palavras-chave: dc.subjectEscola-
Palavras-chave: dc.subjectDocente-
Palavras-chave: dc.subjectViolência-
Palavras-chave: dc.subjectEscola pública-
Palavras-chave: dc.subjectEscola particular-
Palavras-chave: dc.subjectProfessor-
Palavras-chave: dc.subjectCampos dos Goytacazes (RJ)-
Palavras-chave: dc.subjectViolence-
Palavras-chave: dc.subjectSchool-
Palavras-chave: dc.subjectTeacher-
Título: dc.titleViolência na escola: o relato dos docentes sobre as percepções de violência-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.