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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Queiroz, Paulo Pires de | - |
| Autor(es): dc.contributor | Queiroz, Paulo Pires de | - |
| Autor(es): dc.creator | Oliveira, Guilherme dos Santos | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:59:50Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:59:50Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-06 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-06 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/9838 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/761609 | - |
| Descrição: dc.description | Este trabalho consiste em uma pesquisa qualitativa e de cunho descritivo que retrata um quadro preocupante das escolas estaduais do Estado do Rio de Janeiro: professores não formados no curso de Ciência Sociais dando aula de Sociologia na escola básica sem nenhum “preparo” para tal função. A questão que se coloca é a seguinte: será que para ministrar a disciplina de Sociologia é necessário que haja uma formação específica ou qualquer professor pode ministrar essa disciplina? Como observado e documentado nas entrevistas realizadas durante o desenvolvimento da pesquisa, muitos alunos e professores não se incomodam com a presença de profissionais não qualificados dando aulas de Sociologia, pois acham que as aulas de Sociologia só servem para “bate-papo”, ou seja, é uma disciplina em que eles precisam apenas dar “opiniões” sobre determinados fatos que acontecem na sociedade, e que dessa maneira qualquer pessoa se torna apta para ministrar esse conteúdo disciplinar. Por outro lado, os alunos em função dessa situação desprezam toda a especificidade que a Sociologia enquanto ciência construiu através dos anos, desde o seu surgimento no século XIX até os dias atuais. A amostra da pesquisa compõe-se de seis professores de Sociologia da educação básica do estado do Rio de Janeiro. Três professores com formação específica na área das Ciências sociais e três professores com formação em áreas afins. Os resultados da pesquisa apontam para a necessidade de uma discussão mais aprofundada no sentido de compreender melhor a forma como a disciplina de sociologia é abordada e tratada na escola pública do estado do Rio de Janeiro. Constatou-se uma expressiva diferença em como professores de Sociologia, formados em Ciências Sociais, ministram suas aulas, comparada às aulas de muitos professores que não possuem formação em Ciências Sociais, porém conseguem a habilitação para lecionar a disciplina mesmo sem a qualificação necessária para a função | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
| Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Sociologia escolar | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Professores de sociologia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação básica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Formação de professor | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino público | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação básica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Sociologia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Rio de Janeiro (Estado) | - |
| Título: dc.title | Professores de Sociologia escolar: problematizando algumas questões | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF | |
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