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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Daher, Maria Del Carmen | - |
Autor(es): dc.contributor | Rodrigues, Isabel Cristina | - |
Autor(es): dc.contributor | Pereira, Telma Cristina De Almeida Silva | - |
Autor(es): dc.creator | Anjos, Graziele Ferreira Dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:59:44Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:59:44Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/12713 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/761583 | - |
Descrição: dc.description | Em 2009, a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SME/RJ) cria o Programa Rio Criança Global (PRCG), por meio do Decreto Municipal nº 31187/2009 (RIO DE JANEIRO, 2009), cujo objetivo declarado é a ampliação da oferta do ensino da Língua Inglesa para todo o Ensino Fundamental, tida como a “língua das oportunidades” pela secretária de educação, à época, Cláudia Costin. A Rede Municipal de Ensino carioca possibilitava aos alunos o contato com a Língua Espanhola, a Língua Francesa e a Língua Inglesa. Desta forma, esta pesquisa buscou responder a seguinte pergunta: como se fez possível a criação do Programa Rio Criança Global, que institui uma política de línguas monolíngue nas escolas da SME/RJ, reconhecida por ser plurilíngue? Conduzida pelo seguinte objetivo: dar visibilidade aos posicionamentos discursivos que atravessam essa política de línguas e inaugura uma ruptura discursiva no ensino das Línguas Estrangeiras na mencionada rede de ensino. Recorremos ao conceito de rizoma de Deleuze e Guattari (1995) e discurso de Foucault (2008) para a constituição do corpus, composto pelas materialidades linguísticas: Decreto Municipal nº 31187/2009, Circular E/SUBE/nº 13/2012, Circular E/SUBE/nº 08/2015, Entrevista de Cláudia Costin para a Revista PontoCom, Peça Publicitária da Prefeitura do Rio, divulgada no jornal “O Globo”, Carta do Prefeito do Plano Estratégico da Prefeitura do Rio de Janeiro 2009 – 2012 (PEPRJ 2009) e Carta do Prefeito do Plano Estratégico da Prefeitura do Rio de Janeiro 2013 – 2016 (PEPRJ 2013). Nosso arcabouço teórico está fundamentado nos preceitos da Análise do Discurso de linha francesa, em especial, aquela filiada aos domínios do conhecimento desenvolvidos por Maingueneau (1997,2002, 2008a, 2008b) e nas contribuições de Foucault (2008, 2012, 2013a, 2013b). Para analisar nosso corpus recorremos às categorias de ethos, cenas da enunciação (MAINGUENEAU, 2002, 2008a), gênero do discurso (MAINGUENEAU, 2002, 2008a 2008b) e modalidade assertiva e deôntica (CERVONI, 1989). A partir dos movimentos analíticos empreendidos, observamos que a perspectiva monolíngue adotada com a implantação do PRCG é sustentada por um discurso neoliberal – educação submetida aos interesses do mercado - que atravessou as práticas discursivas da SME/RJ ao longo das gestões de Eduardo Paes e Cláudia Costin | - |
Descrição: dc.description | En 2009, la Secretaría Municipal de Educación del Rio de Janeiro (SME/RJ) crea el Programa Rio Criança Global (PRCG), por medio del Decreto Municipal nº 31187/2009 (RIO DE JANEIRO, 2009), cuyo objetivo declarado es la ampliación de la oferta de la enseñanza de la Lengua Inglesa para toda la Enseñanza Fundamental, comprendida como la “lengua de oportunidades” por la secretaria de educación, a la época, Cláudia Costin. La Red Municipal de Enseñanza carioca posibilitaba a los estudiantes el contacto con la Lengua Española, la Lengua Francesa y la Lengua Inglesa. Por ello, esta investigación ha buscado contestar la siguiente cuestión: ¿cómo se hizo posible la creación del Programa Rio Criança Global, que instituye una política de lenguas monolingüe en las escuelas de SME/RJ, reconocida por ser plurilingüe? El cuestionamiento ha sido conducido por el objetivo: dar visibilidad a los posicionamientos discursivos que atraviesan esa política de lenguas e inaugura una ruptura discursiva en la enseñanza de las Lenguas Extranjeras en la mencionada red de enseñanza. Recurrimos al concepto de rizoma de Deleuze y Guattari (1995) y de discurso de Foucault (2008) para la constitución del corpus, compuesto por las materialidades lingüísticas: Decreto Municipal nº 31187/2009, Circular E/SUBE/nº 13/2012, Circular E/SUBE/nº 08/2015, Encuesta de Cláudia Costin para la Revista PontoCom, Propaganda del Ayuntamiento del Rio, divulgada en el periódico “O Globo”, Carta del Alcalde del Programa Estratégico da Prefeitura do Rio de Janeiro 2009 - 2012 (PEPRJ 2009) y Carta del Alcalde del Programa Estratégico da Prefeitura do Rio de Janeiro 2013 - 2016 (PEPRJ 2013). Nuestra base teórica se fundamenta en los conceptos del Análisis del Discurso de línea francesa, en especial, la que se inscribe en los dominios del conocimiento desarrollados por Maingueneau (1997, 2002, 2008a, 2008b) y en las contribuciones de Foucault (2008, 2012, 2013a, 2013b). Para analizar nuestro corpus recurrimos a las categorías de ethos, escenas de enunciación (MAINGUENEAU, 2002, 2008a), géneros d el discurso (MAINGUENEAU, 2002, 2008a, 2008b) y modalidad asertiva y deóntica (CERVONI, 1989). A partir de los movimientos de análisis emprendidos, observamos que la perspectiva monolíngue adoptada con la implantación del PRCG se sostiene en un discurso neoliberal – educación sometida a los intereses del mercado – que atravesó las prácticas discursivas de SME/RJ a lo largo de las gestiones de Eduardo Paes y Cláudia Costin | - |
Descrição: dc.description | 153 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Programa Rio Criança Global | - |
Palavras-chave: dc.subject | Análise do discurso literário | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de línguas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Programa Rio Criança Global | - |
Palavras-chave: dc.subject | Política de lenguas monolingüe | - |
Palavras-chave: dc.subject | Discurso neoliberal | - |
Palavras-chave: dc.subject | Análisis del discurso | - |
Palavras-chave: dc.subject | Rizoma | - |
Título: dc.title | Programa Rio Criança Global : uma política de línguas neoliberal | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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