Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Costa, Fernando Morais da | - |
Autor(es): dc.contributor | Machado, Eliany Salvatierra | - |
Autor(es): dc.contributor | Flores, Virginia Osório | - |
Autor(es): dc.contributor | Costa, Joice Scavone | - |
Autor(es): dc.creator | Reis, Ana Luísa Mariquito | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:59:44Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:59:44Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/16118 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/761582 | - |
Descrição: dc.description | O objetivo desta monografia é investigar possíveis relações entre a criação sonora para cinema e audiovisual em geral e práticas pedagógicas no campo do cinema-educação. Para tanto, nos apoiamos na concepção de antropologia da percepção apresentada por Tim Ingold (2015) para caminhar entre os conceitos de paisagem sonora, de Murray Schafer (2001), cenografia sonora, de Virginia Flôres (2013) e território sonoro de Giuliano Obici (2006) com o intuito de buscar modos de produção cinematográfica que se relacionem com o som de forma menos representativa. Propomos alguns conceitos e metodologias do campo de cinema-educação, principalmente a pedagogia do dispositivo, como uma possível forma de influenciar as formas de escuta que podem dar início à construção da escuta fílmica. Ao longo do trabalho, trazemos relatos de experiência em práticas educativas, bem como entrevistas com profissionais de som, visando estabelecer paralelos entre o educador audiovisual e o diretor de som | - |
Descrição: dc.description | The purpose of this monograph is to investigate possible connections between the creation of sound design for films and pedagogical practices on the field of cinema-educação. To achieve this, we rely on the anthropological concept of perception of the environment presented by Tim Ingold (2015) to walk among the concepts of soundscape by Murray Schafer (2001), sound scenography by Virginia Flôres (2013) and sound territory of Giuliano Obici (2006) in order to seek modes of cinematographic production that treat sound in a less representative way. We propose some concepts and methodologies in the field of cinema-educação, mainly the pedagogy of apparatus, as a possible way of influencing the forms of listening that can propel the construction of film listening. Throughout the work, we bring reports of experiences in educational practices, as well as interviews with sound professionals, with the aim of establishing parallels between the audiovisual educator and the sound designer | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Federal Fluminense | - |
Publicador: dc.publisher | Niterói | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudos de som | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cinema-educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia do dispositivo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Paisagem sonora | - |
Palavras-chave: dc.subject | Território sonoro | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cenografia sonora | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escuta | - |
Palavras-chave: dc.subject | Antropologia da percepção | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cinema | - |
Palavras-chave: dc.subject | Audiovisual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escuta | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sound studies | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cinema-educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogy of apparatus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Soundscape | - |
Palavras-chave: dc.subject | Anthropology of perception | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sound scenography | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sound territory | - |
Palavras-chave: dc.subject | Listening | - |
Título: dc.title | Tornar sonoro: gesto de escuta, educação, cinema | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: