Fusoes e incorporações: diferenciação de estrategias de crescimento empresarial

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPereira, Rodrigo Carlos Marques-
Autor(es): dc.contributorOliveira, Murilo Alvarenga-
Autor(es): dc.contributorSimão, Alessandra dos Santos-
Autor(es): dc.creatorCoelho, Barbara de Almeida-
Autor(es): dc.creatorPortilho, Maria Clara Ribeiro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:59:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:59:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-10-03-
Data de envio: dc.date.issued2016-10-03-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/2300-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/761574-
Descrição: dc.descriptionNo presente trabalho são apresentados, através da revisão de diversas referências bibliográficas, os principais pontos que diferenciam as estratégias de crescimento fusão e incorporação, muito conhecidas no mercado. O objetivo principal do artigo é expor o frequente equívoco feito por parte da mídia ao denominar essas estratégias e a partir dessa exposição propor um roteiro que torne mais clara a distinção entre elas. Realizando um agrupamento dos conceitos recolhidos na referida revisão, foi elaborado um quadro contendo as principais características de cada transação a fim de permitir uma melhor visualização e compreensão das estratégias citadas. Apresentam-se, então, dois casos de incorporação ocorridos no Brasil em períodos não tão distantes, um em 2008 e o outro em 2009: Itaú x Unibanco e Sadia x Perdigão, respectivamente, e a partir deles é possível verificar a exposição dos fatos feita de forma errônea pela mídia, através do resgate de reportagens que confirmam o ocorrido. Posteriormente, enquadraramse esses eventos ao roteiro proposto, demonstrando sua aplicação para o entendimento do tipo de estratégia que está envolvida nos casos em questão-
Descrição: dc.descriptionReviewing many references, are presented in this paper features that differentiate ones of the main growth strategies known in the market, the merger and incorporation. The aim of this paper is to expose the common mistake made by the news to classify these strategies and from that exposure, proposing a guide that makes clearest the distinction between them. Thus, performing a grouping of concepts collected in the review, a framework model was elaborated containing the main characteristics of each transaction in order to allow a better view and understanding of the strategies mentioned. Then was presented two cases of incorporation occurred in Brazil in not so distant periods , one in 2008 and another in 2009: Itaú versus Unibanco and Sadia versus Perdigão, respectively, and from them it is possible to verify the statement of facts made so mistaken by the news, through the rescue of reports that confirm what happened. After all, framed up these events in the guide to demonstrate their application to understanding the type of strategy that is involved in the cases concerned-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectIncorporação-
Palavras-chave: dc.subjectFusão-
Palavras-chave: dc.subjectEstratégia de crescimento-
Palavras-chave: dc.subjectMídia-
Palavras-chave: dc.subjectClassificação-
Palavras-chave: dc.subjectIncorporação de empresa-
Palavras-chave: dc.subjectFusão de empresa-
Palavras-chave: dc.subjectEstratégia aplicada a administração-
Palavras-chave: dc.subjectMergers-
Palavras-chave: dc.subjectIncorporation-
Palavras-chave: dc.subjectGrowth strategy-
Palavras-chave: dc.subjectNews-
Palavras-chave: dc.subjectClassification-
Título: dc.titleFusoes e incorporações: diferenciação de estrategias de crescimento empresarial-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.