O desenvolvimento histórico do tempo socialmente necessário para a formação profissional : do modelo correcional-assistencialista das Escolas de Aprendizes Artífices ao modelo tecnológico-fragmentário

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFranco, Maria Aparecida Ciavatta Pantoja-
Autor(es): dc.contributorCPF:10158316720-
Autor(es): dc.contributorhttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4728295J8-
Autor(es): dc.contributorSouza, Donaldo Bello de-
Autor(es): dc.contributorCPF:52861686715-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792896U3-
Autor(es): dc.contributorOliveira, Claudia Maria Costa Alves de-
Autor(es): dc.contributorCPF:00979454322-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785942E9-
Autor(es): dc.contributorFrigotto, Gaudencio-
Autor(es): dc.contributorCPF:12635707049-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780705Y6/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4780705Y6-
Autor(es): dc.contributorNeves, Lúcia Maria Wanderley-
Autor(es): dc.contributorCPF:00656564422-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788253Z0-
Autor(es): dc.contributorTumolo, Paulo Sérgio-
Autor(es): dc.contributorCPF:04150265322-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785548E8-
Autor(es): dc.creatorLima, Marcelo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:59:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:59:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2006-08-03-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2004-03-16-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/18817-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/761570-
Descrição: dc.descriptionThe historical development of the duration of the professional formation is a social construction that can be perceived, not only by the pedagogical models, but also by the pedagogies that are in its base. The pedagogies of the Primary Republic (1909-1942), Structuring State (1942-1994) and Neoliberal Estate (1994-2002) have, each one in its way, characteristics that allow them to delineate, in their specific time, that they based themselves in their respective levels of mercantilism and degrees of proximity and accordance with the accumulation process and the technicalproductive development. According to our research at Technological Federal Education Center at Espírito Santo State (CEFET-ES) there are periods and models of formation that also become socially necessary and that are influenced in a different way, in each historical phase, by the same moviments inherent in the accumulation process. These pedagogical patterns result of the types of mediations practiced by the levels of power in the cohesion of the social organism that materializes itself in the organization of the educative and productive processes. Then, more than the simple duration of the courses, this period, when perceived as time socially necessary for the insertion in the productive life, summarizes the rooting elements of the whole pedagogical and economic policy. These policies, in their turn, are related to a type of productive insertion, either in case of the graduated students or in case of the proper country, revealing, then, the nature of the most wide national projects.-
Descrição: dc.descriptionFundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro-
Descrição: dc.descriptionO desenvolvimento histórico do tempo para inserção produtiva é uma construção social que pode ser percebida nos modelos pedagógicos, mas também se verifica nas pedagogias que estão na sua base. As pedagogias da República Nascente (1909-1942), do Estado Estruturante (1942-1994) e do Estado Neoliberal (1994-2002) têm, cada uma a seu modo, suas especificidades, que se delineiam nas suas temporalidades baseadas nos seus respectivos níveis de mercantilização e graus de proximidade e sintonia com o processo de acumulação e desenvolvimento técnicoprodutivo. Conforme concluímos em nossa pesquisa no Centro Federal de Educação Tecnológica do Espírito Santo (CEFET/ES), existem tempos e modelos de formação que também se tornam socialmente necessários para a inserção produtiva, tempos e modelos que se influenciam de modo diferenciado, em cada fase histórica, por esses mesmos movimentos inerentes ao processo de acumulação. Esses modelos pedagógicos resultam dos tipos de mediação exercidos pelas instâncias de poder na coesão do tecido social que se materializa na organização dos processos produtivos e educativos. Assim, mais do que a mera duração dos cursos, as temporalidades, quando entendidas como tempo socialmente necessário para inserção na vida produtiva, sintetizam os elementos fundantes de toda uma política pedagógica e econômica. Essas políticas, por sua vez, têm a ver com um tipo de inserção produtiva tanto no caso dos egressos da Instituição de ensino, quanto no caso do próprio País, revelando, assim, a natureza dos projetos nacionais mais amplos.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Educação-
Publicador: dc.publisherEducação-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino profissional-
Palavras-chave: dc.subjectPolítica educacional-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titleO desenvolvimento histórico do tempo socialmente necessário para a formação profissional : do modelo correcional-assistencialista das Escolas de Aprendizes Artífices ao modelo tecnológico-fragmentário-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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