Complementaridade no ensino atual de quântica: dos debates entre Einstein e Bohr ao efeito Aharonov-Bohm

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSouza, Reinaldo Faria de Melo e-
Autor(es): dc.contributorSouza, Reinaldo Faria de Melo e-
Autor(es): dc.contributorDechoum, Kaled-
Autor(es): dc.contributorMaia, Thiago Hartz-
Autor(es): dc.creatorMedeiros, Monique Caroline-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:59:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:59:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-07-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-07-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/23837-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/761556-
Descrição: dc.descriptionO Princípio da Complementaridade, introduzido por Bohr, é um elemento importante da teoria quântica que costuma ser negligenciado por muitos o considerarem como excessivamente filosófico para ser compreendido. Este trabalho pretende mostrar que este princípio não só foi muito coerente em seu processo de estabelecimento como também é muito útil na descrição de fenômenos quânticos tanto da época de Bohr quanto fenômenos mais atuais e, por isso, pode ser uma ferramenta importante para o ensino de quântica tanto no ensino médio quanto na graduação. Para isto, utilizaremos uma abordagem histórica retratando os debates entre Einstein e Bohr e contextualizaremos o princípio da complementaridade em alguns fenômenos, dentre eles o efeito Aharonov-Bohm.-
Descrição: dc.descriptionThe Complementarity Principle, introduced by Bohr, is an essential conceptual aspect of quantum theory that is often ignored for being considered too philosophical. The purpose of this study is to show how coherent was the process of establishing this principle and to prove how useful this principle can be to help us to visualize some quantum phenomena. Therefore, we consider that the Complementarity Principle can be an important tool to teach quantum physics both in high school and in undergraduate education level. Based on this, we chose to use a historical approach to report Bohr and Einstein debates and to contextualize the complementarity principle in some phenomena, such as the AharonovBohm effect.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Federal Fluminense-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectPrincípio da Complementaridade-
Palavras-chave: dc.subjectBohr-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Quântica-
Palavras-chave: dc.subjectEfeito Aharonov-Bohm-
Palavras-chave: dc.subjectHistória da Física-
Palavras-chave: dc.subjectMonografia-
Palavras-chave: dc.subjectEducação em Ciências-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Física-
Palavras-chave: dc.subjectProdução intelectual-
Palavras-chave: dc.subjectComplementarity Principle-
Palavras-chave: dc.subjectBohr-
Palavras-chave: dc.subjectQuantum Physics Education-
Palavras-chave: dc.subjectHistory of Physics-
Palavras-chave: dc.subjectAharonov-Bohm Effect-
Título: dc.titleComplementaridade no ensino atual de quântica: dos debates entre Einstein e Bohr ao efeito Aharonov-Bohm-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.