Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Amaral, Marise Basso | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/9955355880865022 | - |
Autor(es): dc.contributor | Salomão, Simone Rocha | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5938392928150882 | - |
Autor(es): dc.contributor | Sampaio, Shaula Maíra Vicentini de | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/9742373808121966 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6900756410942500 | - |
Autor(es): dc.creator | Brasilino, Sabrina Medeiros | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:59:37Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:59:37Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-08 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/29839 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/761543 | - |
Descrição: dc.description | Esse trabalho olha, a partir de um recorte específico, a inclusão de alunos e de alunas com deficiência nas escolas. Para isso, foram feitos levantamentos bibliográficos com o intuito de mostrar que o acesso ao ambiente escolar é direito básico de todos conforme está previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, no 9.394/96 (Brasil, 1996), no Capítulo III, art. 4º, inciso III. Lá está escrito que é dever do Estado garantir o “Atendimento educacional especializado gratuito aos educandos com necessidades especiais, preferencialmente na rede regular de ensino”. Além disso, esse trabalho traz reflexões e dá visibilidade à sala de recursos como um ambiente que fornece atendimento especializado aos alunos e alunas com deficiência e que faz a mediação entre eles e o professor/a da sala de aula regular. Para isso, se faz necessário a formação de professores/as especializados/as contribuindo para a efetivação dos direitos dessa população. Para tanto foram entrevistados docentes, que atuam nesses espaços, para buscar entender quais os desafios que são enfrentados no trabalho com estudantes que possuem distintas deficiências. Foram entrevistados/as quatro professores/as que atuam em escolas públicas do Município de Niterói. | - |
Descrição: dc.description | This work looks, from a specific point of view, at the inclusion of students with disabilities in schools. For this, bibliographic surveys were carried out in order to show that access to the school environment is a basic right for everyone, as provided for in the Law of Guidelines and Bases of National Education, no. art. 4, item III. There it is written that it is the duty of the State to guarantee “Free specialized educational assistance to students with special needs, preferably in the regular education network”. In addition, this work brings reflections and gives visibility to the resource room as an environment that provides specialized assistance to students with disabilities and mediates between them and the regular classroom teacher. For this, it is necessary to train specialized teachers, contributing to the realization of the rights of this population. For this purpose, teachers who work in these spaces were interviewed, in order to understand the challenges they face when working with students who have different disabilities. Four teachers who work in public schools in the city of Niterói were interviewed. | - |
Descrição: dc.description | 41 p. | - |
Formato: dc.format | application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão Escolar; Direito ao ensino; Deficiência; Sala de recursos; Professores especializados | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva, Pessoa com deficiência, Direito à educação, Formação de professor | - |
Palavras-chave: dc.subject | School inclusion; Right to education; Deficiency; Resource room; Spatialized teachers | - |
Título: dc.title | A inclusão de alunos com deficiência na escola: investigando duas escolas no Município de Niterói | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: