Mercado De Pagamentos No Brasil: Ascensão De Instituições Financeiras E Meios De Pagamento Digitais E A Relativa Desconcentração Bancária De 2017 A 2020

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Breno Augusto da Silva e-
Autor(es): dc.contributorTostes Lamonica, Marcos-
Autor(es): dc.contributorSantos Tostes , Felipe-
Autor(es): dc.creatorBarbosa Batista Souza, Lucas-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:59:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:59:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-02-27-
Data de envio: dc.date.issued2023-02-27-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/27970-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/761542-
Descrição: dc.descriptionA globalização e o avanço de novas tecnologias proporcionaram mudanças em vários setores do mercado brasileiro, inclusive no setor bancário. O mercado de meios de pagamento se ampliou. As fintechs e os bancos digitais que surgiram proporcionaram maior competitividade nesse mercado. Dada à alta concentração bancária no Brasil, busca-se verificar se os meios de pagamento digitais recentes têm estimulado a competição neste setor, oferecendo serviços e produtos de melhor qualidade. É importante, nesse contexto, entender também o período da pandemia do Covid-19, em que há oportunidades de crescimento de novos serviços financeiros digitais por consumidores e empresas, devido ao isolamento social, o qual faz necessário neste período. Como teoria foi utilizado a Teoria do Oligopólio. Para responder à pesquisa foram utilizados os índices de Razão de Concentração (CRk) e de Herfindahl Hirschman (HHI). Dentre os principais resultados, observou-se que os índices de concentração bancária, de forma geral, tiveram queda no período entre 2017 e 2020. Pode-se concluir que a chegada das fintechs e dos bancos digitais têm proporcionado outras opções para o consumidor, contribuindo para uma queda, ainda que modesta, do nível de concentração no setor bancário.-
Descrição: dc.descriptionGlobalization and the advancement of new technologies provided changes in many sectors in the Brazilian market, including the banking sector. The payment method market increased. The fintechs and digital banks that appeared have given the opportunity to more competitiveness in this market. Given the high banking concentration in Brazil, we seek to verify whether recent digital payment methods have stimulated competition in this sector, offering better quality services and products. It is important, in this context, also to understand the period of the Covid-19 pandemic, in which there are opportunities for the growth of new digital financial services by consumers and companies, due to social isolation, which is necessary in this period. The Oligopoly Theory was used. To solve this research, the Concentration Ratio index (CRk) and the Herfindahl Hirschman index were used. In conclusion, the hypothesis is raised that the largest banks in Brazil had their market share reduced with the entry of new financial institutions and means of payment. As the main results, it is observed that bank concentration indexes, in general, reduced in the period 2017 to 2020. It can be concluded that the emergence of fintechs and digital banks have provided other options to the consumer, contributing to the decrease, even modestly, the concentration level of banking sector.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Título: dc.titleMercado De Pagamentos No Brasil: Ascensão De Instituições Financeiras E Meios De Pagamento Digitais E A Relativa Desconcentração Bancária De 2017 A 2020-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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