Educação ambiental na cidade de Aperibé – Rio de Janeiro: análise de um livro didático de ciências para o 5º ano do ensino fundamental

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAndrade, Francisca Marli Rodrigues de-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4192469439181304-
Autor(es): dc.contributorGomes, Jacqueline de Souza-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5288043215984971-
Autor(es): dc.contributorHenriques, Alen Batista-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6471537751914677-
Autor(es): dc.creatorFernandes, Jenaína Gonçalves-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:59:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:59:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-04-25-
Data de envio: dc.date.issued2022-04-25-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/24927-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/761534-
Descrição: dc.descriptionEste artigo vem ao encontro da necessidade de uma educação ambiental desde as séries iniciais do Ensino Fundamental. Tal educação ambiental que as gerações anteriores não tiveram e que tem ocasionado uma série de desastres ecológicos no mundo inteiro chegou a um patamar desastroso. E esta consciência deve ser trabalhada nos alunos desde a mais tenra idade, visto que as crianças aprendem mais fácil e já crescem e se desenvolvem com os valores adquiridos na infância. Levar os adolescentes a se preocuparem com o meio ambiente, percebendo a importância do mesmo para a perpetuação da espécie é de suma importância e, este trabalho, deve ser feito por parte do professor de forma dinâmica e prazerosa, motivando os alunos e trabalhando de forma prática. Para tanto, analisa-se o livro didático de Ciências do 5º ano do Ensino Fundamental que é utilizado em uma escola pública municipal de Aperibé, interior do estado do Rio de Janeiro. Para a realização desta pesquisa, foi realizada uma análise documental do Livro Didático de Ciências para o 5o ano do Ensino Fundamental – Ligamundo – publicado pela Editora Saraiva, no ano de 2017. Na análise contemplamos cinco temas: água, gestão de resíduos, saneamento básico, poluição do ar e mudanças climáticas. Os principais resultados indicam que o livro apresenta pontos positivos na maioria dos temas, pois traz, de forma teórica, os conteúdos para que sejam fixados pelo aluno em um primeiro momento. Contudo, a elaboração do livro peca ao deixar de fora alguns temas de grande importância ambiental, como o desmatamento e as mudanças climáticas, que afetam o mundo inteiro. Numa análise da totalidade, o livro tem seu lugar no ensino do conteúdo, mas é necessário ir além do que é apresentado; ou seja, extrapolar os muros escolares é uma boa oportunidade de fazer com que os alunos participem ativamente do tema no processo de construção de conscientização ambiental coletiva.-
Descrição: dc.descriptionThis article meets the need for environmental education since the early grades of elementary school. Such environmental education that previous generations did not have and that has caused a series of ecological disasters worldwide has reached a disastrous level. And this awareness must be worked on in students from an early age, since children learn easier and already grow and develop with the values acquired in childhood. Taking teenagers to worry about the environment, realizing its importance for the perpetuation of the species is of paramount importance, and this work must be done by the teacher in a dynamic and pleasant way, motivating students and working in a way practice. To this end, we analyze the 5th grade elementary school science textbook that is used in a municipal public school in Aperibé, in the interior of the state of Rio de Janeiro. In order to carry out this research, a documentary analysis of the Science Textbook for the 5th year of Elementary Education - Ligamundo - was published by Editora Saraiva, in 2017. The analysis included five themes: water, waste management, basic sanitation , air pollution and climate change. The main results indicate that the book has positive points in most of the themes, as it brings, in a theoretical way, the contents so that they are fixed by the student in a first moment. However, the elaboration of the book fails to leave out some themes of great environmental importance, such as deforestation and climate change, which affect the whole world. In an analysis of the totality, the book has its place in the teaching of content, but it is necessary to go beyond what is presented; that is, extrapolating school walls is a good opportunity to make students actively participate in the theme in the process of building collective environmental awareness.-
Descrição: dc.description32 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectMeio Ambiente-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectLivro Didático-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia-
Palavras-chave: dc.subjectEnvironment-
Palavras-chave: dc.subjectEducation-
Palavras-chave: dc.subjectTextbook-
Título: dc.titleEducação ambiental na cidade de Aperibé – Rio de Janeiro: análise de um livro didático de ciências para o 5º ano do ensino fundamental-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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