Estratégias corporativas da Companhia Siderúrgica Nacional no pós-privatização: um estudo de caso

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLima, Raphael Jonathas da Costa-
Autor(es): dc.contributorLeme, Alessandro André-
Autor(es): dc.contributorDulci, João Assis-
Autor(es): dc.contributorDias, Sabrina de Oliveira Moura-
Autor(es): dc.creatorLima, Rafael José Abreu de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:59:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:59:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-07-17-
Data de envio: dc.date.issued2020-07-17-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/14369-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/761530-
Descrição: dc.descriptionO principal objetivo da pesquisa é compreender as estratégias corporativas adotadas pela Companhia Siderúrgica Nacional no pós-privatização. A empresa, criada como sociedade de economia mista em 1941 com a finalidade de possibilitar o desenvolvimento do setor industrial nacional, teve uma emblemática inflexão no que se refere a suas estratégias após sua privatização em 1993, tornando-se um conglomerado empresarial na área mínero-siderúrgica. A dissertação se insere na perspectiva da Nova Sociologia Econômica e opta pela abordagem teórico-conceitual das Redes de Produção Globais (RPG). Avaliam-se as estratégias corporativas em termos de capacidades para reduzir riscos, promovendo estabilidade, e também a partir da hipótese que o agente matricial econômico, objeto do estudo, está articulado em redes agrupadas em torno das suas atividades principais em que participam distintos agentes econômicos, sociais e políticos, e que estes se encontram enraizados em diversas relações sociais e territorialmente. Por isso, é realizada uma reconstrução histórica da trajetória da Companhia, buscando assinalar a mútua influência realizada pelo elemento territorial. Finalmente, analisam-se as três estratégias principais, que são a verticalização das etapas de seu processo produtivo, a diversificação das atividades produtivas para setores afins e a internacionalização da empresa. Confere-se ênfase analítica às estratégias empresariais que envolvem a criação da Companhia Brasileira de Serviços de Infraestrutura (CBSI) e o aumento da importância da mineração nos negócios da empresa-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionThe purpose of the research is to understand the corporate strategies adopted by Companhia Siderúrgica Nacional after its privatization. The company, created as a mixed-capital company in 1941 with the purpose of enabling the development of the national industrial sector, had an emblematic inflection with regard to its strategies after its privatization in 1993, becoming a business conglomerate in the steel area. The dissertation is inserted on the perspective of the New Economic Sociology chooses the theoretical-conceptual approach of Global Production Networks (GPN). The corporative strategies are evaluated in terms of habilities to reduce risks, promoting stabilities, and also from the hipotesis that the economic agent, object of the study, is articulated in networks gruped arround its main activities, in which different economic, social and political agents take part, and that these are embedded in diverse social and territorial relations. For this reason, a historical reconstruction of the Company's trajectory is carried out, seeking to highlight the mutual influence made by the territorial element. Finally, the three main strategies are analyzed, which are the verticalization of the stages of its production process, the diversification of production activities for related sectors and the internationalization of the company. An analytical emphasis is placed on the business strategies that involve the creation of the Companhia Brasileira de Serviços de Infraestrutura (CBSI) and the increasing importance of mining in the company's business-
Descrição: dc.description127 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEstratégias corporativas-
Palavras-chave: dc.subjectSiderurgia-
Palavras-chave: dc.subjectCSN-
Palavras-chave: dc.subjectRedes de produção globais-
Palavras-chave: dc.subjectCompanhia Siderúrgica Nacional (Brasil)-
Palavras-chave: dc.subjectPrivatização-
Palavras-chave: dc.subjectEstratégia industrial-
Palavras-chave: dc.subjectCorporate strategies-
Palavras-chave: dc.subjectSteel-
Palavras-chave: dc.subjectCSN-
Palavras-chave: dc.subjectGlobal production networks-
Título: dc.titleEstratégias corporativas da Companhia Siderúrgica Nacional no pós-privatização: um estudo de caso-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.