Poética de Las Sirenas: encantos da tessitura entre ciência e poesia

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSantos, Claudete Daflon dos-
Autor(es): dc.creatorCarvalho, Marcella de Paula-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:59:32Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:59:32Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-09-18-
Data de envio: dc.date.issued2023-09-18-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/30401-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/761518-
Descrição: dc.descriptionA presente dissertação tem como objetivo analisar a obra Poética de las sirenas (2017) dx escritorx argentinx de ficção científica T. P. Mira-Echeverría. Nesta novela, x autorx parte do conceito de ciência poética de Ada Lovelace para criar sua própria conceituação de poesia nucleica. Dessa forma, por meio de tal concepção, x autorx cria cientistas poetas, os quais fabricam, dentro da realidade, seres poemas feitos a partir do DNA. Nesse hibridismo entre biologia e poesia, celebram-se a poesia e a ciência como fontes de criação e vida, bem como se promove a reconfiguração de ambas. Construímos uma investigação a partir dessa riqueza conceitual e estética, analisando também o estilo new weird que se pode apreender da novela, caracterizado por mesclar áreas do pensamento e abrir o real a novas possibilidades. Ademais, a narrativa em questão se adequa ao gênero ficção científica, mas de modo muito peculiar, rompendo com a perspectiva tradicional norte-americana. Enraizando-se na linhagem latino-americana do gênero, a novela demonstra uma horizontalização de diversas maneiras de conhecer, transgredindo a suposta hierarquia entre ciência hard e soft, isto é, entre Exatas e Humanas. Além disso, podemos verificar na novela uma heterogeneidade, conceito formulado por Antonio Cornejo Polar a partir das contradições existentes na América Latina, tendo em vista, no caso do texto de Mira-Echeverría, a discrepância entre personagens derivada de diferenças de gênero e capacidade técnica. Assim, defende-se que a personagem Ada Blenders na novela, referência à Ada Lovelace- criadora da primeira linguagem de programação- e ao processo de “blend”, de recombinação gênica, sai da situação mais passiva de criatura, uma mulher poema, e passa a criar também, como espécie de Galateia, que emerge da arte para a vida. Buscou-se também demonstrar que o vínculo imperativo prescrito em seu DNA para relacionar-se com Rickman mostra a dicotomia entre liberdade e controle no mundo ficcional criado na narrativa, o que se pode estender também ao nosso continente latino-americano, que ainda luta contra a herança colonial. Por fim, a capacidade mais concreta de fiar ciência e poesia na novela não vem de Ada, mas de seu filho, Connelly (homem sereia), e de seu parceiro, o jornalista Benjamín, o qual, mergulhado em catábase devoradora, em contato com o caos-mundo -a substância encantada e viva do cosmo - tal qual Ariadne, pelo amor, leva ao renascimento de Connelly para além dos condicionamentos genéticos.-
Descrição: dc.descriptionLa presente tesis tiene como objetivo analizar la obra Poética de las sirenas (2017) dx escritorx argentinx de ciencia ficción T.P. Mira-Echeverría. En esta novela, x autorx parte del concepto de ciencia poética de Ada Lovelace para crear su propia concepción de poesía nucleica. De esa forma, por medio de tal concepción, x autorx crea cientistas poetas, los cuales fabrican, dentro de la realidad, seres poemas hechos a partir del DNA. En ese hibridismo entre biología y poesía, se celebran la poesía y la ciencia como fuentes de creación y vida, bien como se promueve la reconfiguración de ambas. Construimos una investigación a partir de esa riqueza conceptual y estética, analizando también el estilo new weird que se puede aprehender de la novela, caracterizado por mezclar áreas del pensamiento y abrir el real a nuevas posibilidades. Además, la narrativa en cuestión se adecua al género ciencia ficción, pero de modo muy peculiar, rompiendo con la perspectiva tradicional norteamericana. Enraizándose en el linaje latinoamericano del género, la novela demuestra una horizontalidad de diversos modos de conocer, transgrediendo la supuesta jerarquía entre ciencia hard y soft, o sea, entre Exactas e Humanas. A parte de eso, podemos verificar em la novela una heterogeneidad, concepto formulado por Antonio Cornejo Polar, a partir de las contradicciones existentes en América Latina, teniendo en cuenta, en el caso del texto de Mira-Echeverría, la discrepancia entre personajes derivada de la diferencia de género y de la capacidad técnica. Así, se defiende que el personaje Ada Blenders en la novela, referencia a Ada Lovelace- creadora del primer lenguaje de programación- y al proceso de “blend”, de recombinación génica, sale de la situación más pasiva de creatura, una mujer poema, y pasa a crear también, como especie de Galatea, que emerge del arte para la vida. Se buscó también demonstrar que el vínculo imperativo prescrito en su DNA para relacionarse con Rickman muestra la dicotomía entre libertad y control en el mundo ficcional creado en la narrativa, lo que se puede extender también al nuestro continente latinoamericano, que todavía lucha en contra la herencia colonial. Por fin, la capacidad más concreta de hilar ciencia y poesía en la novela no viene de Ada, pero de su hijo, Connelly (hombre sirena), y de su compañero, el periodista Benjamín, lo cual, zambullido en catábase devoradora, em contacto con el caos-mundo -la sustancia encantada y viva del cosmos- tal cual Ariadne, por amor, lleva al renacimiento de Connelly para allá de sus condicionamientos genéticos.-
Descrição: dc.description186 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectCiência poética-
Palavras-chave: dc.subjectEpistemologia-
Palavras-chave: dc.subjectControle-
Palavras-chave: dc.subjectCaos-mundo-
Palavras-chave: dc.subjectFicção científica latino-americana-
Palavras-chave: dc.subjectFicção científica-
Palavras-chave: dc.subjectEpistemologia-
Palavras-chave: dc.subjectPoesia-
Palavras-chave: dc.subjectCiencia poética-
Palavras-chave: dc.subjectEpistemología-
Palavras-chave: dc.subjectControl-
Palavras-chave: dc.subjectCaos-mundo-
Palavras-chave: dc.subjectCiencia ficción latinoamericana-
Título: dc.titlePoética de Las Sirenas: encantos da tessitura entre ciência e poesia-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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