A sociologia escolar: dilemas e proposições

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorQueiroz, Paulo Pires de-
Autor(es): dc.creatorBotelho, Narrinan Pereira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:59:32Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:59:32Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-06-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-06-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/9853-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/761516-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa objetivou analisar os Dilemas da Sociologia Escolar no seu contexto histórico intermitente e na sua atual condição de disciplina obrigatória. Considerando alguns dilemas históricos e epistemológicos enfrentados pela sociologia escolar, o trabalho pretende analisar e sugerir proposições para os respectivos desafios tratados. Através do método de triangulação de dados, a confecção da pesquisa buscou relacionar documentos oficiais da educação brasileira, campos empíricos nas escolas e as características do contexto social brasileiro ao qual estamos inseridas (os). Nesse sentido, pretende-se contribuir na reflexão da sociologia escolar e na produção científica sobre o tema. Versando sobre o histórico intermitente da disciplina de sociologia e os desafios encontrados atualmente, busca-se ressaltar a necessidade de identificação dos dilemas para indicar proposições adequadas ao seu enfrentamento-
Descrição: dc.descriptionThis research aimed to analyze the dilemmas School of Sociology in flashing historical context and in its current condition compulsory subject. Considering some historical and epistemological dilemmas faced by the school sociology, the study aims to examine and suggest proposals to the respective treaties challenges. Through data triangulation method, the preparation of research aimed relate to official documents of Brazilian education, empirical fields in schools and the characteristics of the Brazilian social context in which we are inserted (them). In this sense, we intend to contribute to the school sociology reflection and scientific literature on the subject. Dealing on the blinking history of sociology discipline and the challenges currently found, it seeks to highlight the need for identification of dilemmas to identify appropriate propositions to your face-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectDilemas históricos-
Palavras-chave: dc.subjectDilemas epistemológicos-
Palavras-chave: dc.subjectProposições-
Palavras-chave: dc.subjectIntermitência-
Palavras-chave: dc.subjectDesvalorização-
Palavras-chave: dc.subjectInterdisciplinaridade-
Palavras-chave: dc.subjectDisciplina científica-
Palavras-chave: dc.subjectSociologia escolar-
Palavras-chave: dc.subjectFormação do professor-
Palavras-chave: dc.subjectEscola básica-
Palavras-chave: dc.subjectSociologia educacional - aspecto histórico-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professor-
Palavras-chave: dc.subjectHistorical dilemmas-
Palavras-chave: dc.subjectEpistemological dilemmas-
Palavras-chave: dc.subjectPropositions-
Palavras-chave: dc.subjectIntermittency-
Palavras-chave: dc.subjectDevaluation-
Palavras-chave: dc.subjectInterdisciplinary-
Palavras-chave: dc.subjectScientific discipline-
Palavras-chave: dc.subjectSociology school-
Palavras-chave: dc.subjectTeacher training-
Palavras-chave: dc.subjectBasic school-
Título: dc.titleA sociologia escolar: dilemas e proposições-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.