Muito Além da Dolly: as "novidades científicas" em sala de aula

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSelles, Sandra Lucia Escovedo-
Autor(es): dc.contributorCPF:38774011715-
Autor(es): dc.contributorhttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4796506Z1-
Autor(es): dc.contributorLopes, Alice Ribeiro Casimiro-
Autor(es): dc.contributorCPF:92776589922-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797708A6-
Autor(es): dc.contributorAmorim, Antonio Carlos Rodrigues de-
Autor(es): dc.contributorCPF:89887656722-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798668A5-
Autor(es): dc.contributorGoulart, Cecilia Maria Aldigueri-
Autor(es): dc.contributorCPF:29862523700-
Autor(es): dc.creatorLeite, Maria Letícia Felicori Tonelli e Teixeira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:59:32Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:59:32Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2005-03-03-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2004-08-20-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/20976-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/761513-
Descrição: dc.descriptionThis work aims to understand teacher’s point of view on scientific news, specifically the ones concerning Genetics/Evolution/Biotechnology available information which arrives in classroom. Thus, the focus of the research rises upon the understanding of teachers’ attitudes and the variety of ways in which they use the scientific news within their classrooms. The research has used interviews as the main data collection strategy to build a case study with three biology schoolteachers. The main assumption of the work is that school subjects have a dynamic characteristic, changing according to the community upon which the school is placed, and that teachers build specific knowledge hemselves. From this perspective, the research targets to specify the mechanisms used by teachers to deal with tensions in classroom caused by the informing of counter-intuitive (and therefore surprising) scientific news. Taking into account how influent is the reference science to determine biology teaching contents at school,the research studies several interactions that teachers establish when confronted with different knowledge modalities. Also, these interactions can produce behaviours that range from scientific knowledge updating to specific ways to control a classroom. Finally, by the use of the current stage of biological knowledge and its social consequences, the research contributes to understand not only new trends in biology teaching, but also Genetics/ Evolution/ Biotechnology school subject contents.-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho tem como objetivo central entender o posicionamento docente quando as “novidades científicas” inscritas na área da Genética/ Evolução/ Biotecnologia e disponibilizadas por meio da divulgação científica, aportam em sala de aula. Dessa forma focando as atitudes docentes, percebidas por meio de entrevistas realizadas, busco compreender as formas diversas às quais recorrem ao usarem, em sala de aula, essas novidades. Assumindo que as disciplinas escolares apresentam um caráter dinâmico, modificando-se em consonância com a sociedade na qual a escola encontra-se imersa, e que os professores constroem saberes próprios, procuro determinar os mecanismos a que recorrem para lidar com a situação de tensão que se estabelece em sala de aula quando notícias de cunho científico ali aportam de forma até mesmo inesperada. Percebendo a influência que a Ciência de referência exerce sobre o formato e a determinação do conteúdo de ensino da Biologia escolar, procuro perceber as diversas interações que os docentes estabelecem a partir das relações que tecem entre instâncias do conhecimento. Por sua vez, essas interações podem assumir formas que abarcam da atualização do próprio conhecimento docente ao que seria mais propriamente entendido como “manejo de turma”. Finalmente, valendo-me do estágio atual do conhecimento biológico e de seus desdobramentos sociais, na visão que, se a produção do conhecimento científico busca uma posição de neutralidade, a sociedade não o faz, busco entender as novas tendências presentes no ensino da disciplina escolar Biologia, nos conteúdos que abrangem a Genética/ Evolução/ Biotecnologia.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Federal Fluminense-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Educação-
Publicador: dc.publisherEducação-
Publicador: dc.publisherBR-
Publicador: dc.publisherUFF-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de biologia-
Palavras-chave: dc.subjectTransposição didática-
Palavras-chave: dc.subjectSaberes docentes-
Palavras-chave: dc.subjectCiência - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores - Formação-
Palavras-chave: dc.subjectBiology teaching-
Palavras-chave: dc.subjectDidactic transposition-
Palavras-chave: dc.subjectTeacher&#8217-
Palavras-chave: dc.subjects knowledge-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titleMuito Além da Dolly: as "novidades científicas" em sala de aula-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.