Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Cavalcanti, Diana Negrão | - |
Autor(es): dc.contributor | Caminha, Vera Lúcia Prudência dos Santos | - |
Autor(es): dc.contributor | Gomes, Ana Maria Paula Marques | - |
Autor(es): dc.contributor | Grokoski, Kamila Castro | - |
Autor(es): dc.contributor | Ribeiro, Manuel Gustavo Leitão | - |
Autor(es): dc.creator | Giordano, Emília | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:59:31Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:59:31Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-21 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/30051 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/761509 | - |
Descrição: dc.description | O Transtorno do Espectro Autista (TEA) caracteriza-se como um distúrbio do neurodesenvolvimento que impacta a interação social dos indivíduos, sendo comum a dificuldade de reconhecimento de emoções, que se mantem ao longo da vida do indivíduo. Essa pesquisa tem como objetivo propor um instrumento para o desenvolvimento das habilidades socioemocionais para aluno adolescente com Transtorno do Espectro Autista, tendo como referência as habilidades socioemocionais propostas pela Base Nacional Comum Curricular. Foram selecionadas para o nosso trabalho as habilidades de autoconhecimento e autocuidado. A pesquisa propôs a aplicação de um questionário de competências socioemocionais para um aluno com TEA e três alunos neurotípicos. Esses alunos, ao responderem às perguntas propostas, possibilitavam ou reforçavam a habilidade de autoconhecimento. Os resultados indicaram que o aluno com TEA apresenta padrão diferenciado na construção das respostas. Em seguida, através da atividade vídeo/questionário, o aluno com TEA pôde se expressar livremente, já que as perguntas eram todas abertas; sendo assim as informações adquiridas até então puderam ser aprofundadas e posteriormente utilizadas na realização da atividade exercícios/intervenção, que foram elaborados de acordo com as necessidades observadas. Ao final houve a replicação do mesmo vídeo/questionário, a fim de verificar o impacto dos exercícios/intervenção no desenvolvimento socioemocional do aluno com TEA. Foi possível verificar algumas mudanças positivas no padrão de respostas do aluno com TEA, sendo as mais significativas em relação à emoção da tristeza. Com isso, podemos indicar o instrumento constituído por questionário e vídeos/questionários e exercícios/intervenção como uma ferramenta para melhorar a aquisição de habilidades emocionais de adolescente com TEA, atendendo, portanto, às diretrizes da BNCC, cujo produto será o Manual para Elaboração e Implementação de Atividades de Desenvolvimento das Habilidades Socioemocionais para Adolescentes com Transtorno do Espectro do Autismo | - |
Descrição: dc.description | disorder that impacts the social interaction of individuals, with difficulty in recognizing emotions being common, which is maintained throughout the individual's life. This research aims to propose an instrument for the development of socio-emotional skills for adolescent students with Autism Spectrum Disorder, having as a reference the socio-emotional skills proposed by the National Common Curricular Base. Self-knowledge and self-care skills were selected for our work. The research proposed the application of a socio-emotional skills questionnaire to a student with ASD and three neurotypical students. These students, by answering the proposed questions, enabled or reinforced the ability to self-knowledge. The results indicated that the student with ASD presents a different pattern in the construction of the answers. Then, through the video/questionnaire activity, the student with ASD was able to express himself freely, since the questions were all open; thus, the information acquired so far could be deepened and later used in carrying out the exercise/intervention activity, which were prepared according to the observed needs. At the end, the same video/questionnaire was replicated, in order to verify the impact of the exercises/intervention on the socio-emotional development of the student with ASD. It was possible to verify some positive changes in the pattern of responses of the student with ASD, the most significant being in relation to the emotion of sadness. With this, we can indicate the instrument consisting of a questionnaire and videos/questionnaires and exercises/intervention as a tool to improve the acquisition of emotional skills in adolescents with ASD, thus meeting the BNCC guidelines, whose product will be the Manual for the Elaboration and Implementation of Activities for the Development of Social and Emotional Skills for Adolescents with Autistic Spectrum Disorder. | - |
Descrição: dc.description | 123 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Autista, Currículo, Habilidade socioemocional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transtorno autístico, Inclusão social, Emoção, Currículo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Autistic, Resume, Social-emotional skills | - |
Título: dc.title | Instrumento para elaboração e implementação de atividades para desenvolvimento das habilidades socioemocionais de aluno com Transtorno do Espectro do Autismo | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: