Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Andrade, Everardo Paiva de | - |
Autor(es): dc.contributor | Cabral, Maria Aparecida da Silva | - |
Autor(es): dc.contributor | Andrade, Nivea | - |
Autor(es): dc.creator | Batista, Ana Carolina Mota da Costa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:59:22Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:59:22Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-09-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-09-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/4600 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/761458 | - |
Descrição: dc.description | Analisar como os professores da Escola Municipal Pastor Alcebíades Ferreira de Mendonça, que atende alunos pertencentes a comunidade remanescente de quilombo de Sobara, incorporam aos debates curriculares a questão das relações étnico-raciais, a partir de experiências vivenciadas no cotidiano do espaço escolar é o artefato central de análise dessa pesquisa. Ela propõe retomar discussões sobre as relações étnico-raciais e o ensino da temática de história e cultura afro-brasileira no currículo, a partir das leis 10.639/2003 e 11.645/2008, considerando também a perspectiva da autonomia do trabalho docente na construção do currículo e no diálogo com os processos históricos de resistência negra e de enfrentamento das formas explícitas e implícitas de racismo. A partir das experiências e saberes acumulados, o professor e sua relevante contribuição foram considerados para se pensar nos possíveis avanços sobre a inclusão da História da África e Cultura Afro-brasileira no currículo. Tamanho debate traz como proposta pedagógica uma formação continuada que objetiva ofertar ao professor uma ferramenta tecnológica educacional para pesquisar, compartilhar e dialogar sobre as relações étnico-raciais junto a seus pares | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | - |
Descrição: dc.description | To analyze how the teachers of the Municipal School Pastor Alcebíades Ferreira de Mendonça, who attends students belonging to the remaining community of quilombo Sobara, incorporate to the curricular debates the question of ethnic-racial relations, from the experiences lived in the daily life of the school space is the artifact Analysis. It proposes to resume discussions about ethnic-racial relations and the teaching of the history of Afro-Brazilian culture in the curriculum, based on laws 10.639 / 2003 and 11.645 / 2008, considering also the perspective of the autonomy of teaching work in the construction of the curriculum And in the dialogue with the historical processes of black resistance and confrontation of the explicit and implicit forms of racism. From the accumulated experiences and knowledge, the teacher and his relevant contribution were considered to think about the possible advances on the inclusion of the History of Africa and Afro-Brazilian Culture in the curriculum. Size debate brings as pedagogical proposal a continuous formation that aims to offer to the Professor an educational technological tool to research, share and dialogue about ethnic-racial relations with their peers | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | - |
Palavras-chave: dc.subject | Currículo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Relações étnico-raciais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Voz do professor | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de história | - |
Palavras-chave: dc.subject | Currículo escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Relação étnico-racial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professor - aspecto social | - |
Palavras-chave: dc.subject | History teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Curriculum | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ethnic-racial relations | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teacher's voice | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational technology | - |
Título: dc.title | Relações étnico-raciais na voz do professor: os debates curriculares no contexto quilombola | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: