Reciclagem de navio: desafios do amianto na indústria naval

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorJunior, José Mauro Moraes-
Autor(es): dc.contributorBenini, Lucas-
Autor(es): dc.contributorPerez, Geronimo-
Autor(es): dc.creatorFelippe, Matheus Henrique Santos Costa-
Autor(es): dc.creatorFreitas, Yuran Malker Matos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:59:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:59:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-21-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-21-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/31642-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/761447-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho tem como objetivo apresentar um estudo sobre os principais desafios do amianto na indústria naval, revisando os métodos de identificação e remoção segura desse material na reciclagem de navios, incluindo substitutos sustentáveis na indústria naval, análise das leis internacionais e brasileiras sobre a reciclagem de navios, e revisão de práticas globais eficazes na gestão segura do amianto, buscando alternativas seguras na literatura. Foi abordada a importância das regulamentações internacionais na reciclagem de navios, destacando a União Europeia e leis específicas de países como Índia e Brasil. O amianto, sendo um material perigoso, requer cuidados especiais durante o ciclo de vida do navio, com o uso de métodos avançados de identificação. A remoção segura envolve processos complexos conforme legislações, como as Normas Regulamentadoras no Brasil. A busca por substitutos ao amianto enfrenta desafios, apesar dos avanços em nanotecnologia. A interconexão entre regulamentações, gestão de materiais perigosos e alternativas sustentáveis destaca a necessidade de uma abordagem holística para promover sustentabilidade e segurança na indústria naval. As regulamentações internacionais, incluindo a Convenção de Basileia e a Convenção de Hong Kong, estabelecem a base para uma governança eficaz na reciclagem de navios, abordando desafios relacionados à movimentação transfronteiriça de resíduos perigosos. A gestão de materiais perigosos, especialmente o amianto, requer uma abordagem integrada desde a construção até a reciclagem, com a conformidade com regulamentações e o uso de métodos avançados de identificação. A busca por alternativas sustentáveis destaca avanços, desde materiais tradicionais até inovações em nanotecnologia, apesar dos desafios econômicos. A partir das informações obtidas, foi possível constatar a importância da cooperação internacional, práticas sustentáveis e inovações para enfrentar os desafios complexos relacionados à reciclagem de navios e gestão de materiais perigosos-
Descrição: dc.descriptionThis work aims to present a study on the main challenges of asbestos in the naval industry, reviewing methods for the identification and safe removal of asbestos in ship recycling, including sustainable substitutes for this material in the naval industry, analysis of international and Brazilian laws on ship recycling, and a review of effective global practices in the safe management of asbestos, seeking safe alternatives in the literature. The importance of international regulations in ship recycling was addressed, highlighting the European Union and specific laws in countries such as India and Brazil. Asbestos, being a hazardous material, requires special care throughout the ship's life cycle, with the use of advanced identification methods. Safe removal involves complex processes in accordance with legislation, such as Brazil's Regulatory Standards. The search for asbestos substitutes faces challenges despite advances in nanotechnology. The interconnection between regulations, hazardous material management, and sustainable alternatives emphasizes the need for a holistic approach to promote sustainability and safety in the naval industry. International regulations, including the Basel Convention and the Hong Kong Convention, establish the foundation for effective governance in ship recycling, addressing challenges related to the transboundary movement of hazardous waste. The management of hazardous materials, especially asbestos, requires an integrated approach from construction to recycling, with compliance with regulations and the use of advanced identification methods. The search for sustainable alternatives highlights advances, from traditional materials to innovations in nanotechnology, despite economic challenges. Based on the information obtained, it was possible to recognize the importance of international cooperation, sustainable practices, and innovations to address the complex challenges related to ship recycling and hazardous material management-
Descrição: dc.description69 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectAmianto-
Palavras-chave: dc.subjectReciclagem de navios-
Palavras-chave: dc.subjectReciclagem verde-
Palavras-chave: dc.subjectGestão de materiais perigosos-
Palavras-chave: dc.subjectAmianto-
Palavras-chave: dc.subjectIndústria naval-
Palavras-chave: dc.subjectDesenvolvimento sustentável-
Palavras-chave: dc.subjectAsbestos-
Palavras-chave: dc.subjectShip recycling-
Palavras-chave: dc.subjectGreen recycling-
Palavras-chave: dc.subjectHazardous materials management-
Título: dc.titleReciclagem de navio: desafios do amianto na indústria naval-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.