A percepção da qualidade na interação familiar e sua associação com a ansiedade social e habilidades sociais em adolescentes

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCarvalho, Ana Lúcia Novais-
Autor(es): dc.contributorCarvalho, Ana Lúcia Novais-
Autor(es): dc.contributorOliveira, Cecília Souza-
Autor(es): dc.creatorSilva, Walquíria Sanches da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:59:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:59:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-08-10-
Data de envio: dc.date.issued2020-08-10-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/14601-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/761439-
Descrição: dc.descriptionO objetivo do presente estudo foi avaliar a associação entre as práticas educativas parentais, fobia social, atualmente reconhecida como transtorno de ansiedade social, e habilidades sociais em adolescentes. Um total de 101 estudantes (12 a 15 e anos), no estado do Rio de Janeiro, Brasil, responderam a 4 instrumentos: questionário sócio demográfico, desenvolvido mediante a necessidade do estudo, a escala de qualidade na interação familiar (EQIF), o inventário de fobia social, versão final em português (SPIN) e a inventário de habilidades sociais para adolescentes (IHSA). Como resultados, mães e pais diferem na freqüência de expressão de algumas práticas educativas. Meninas apresentam mais sintomas de ansiedade social, quando comparadas aos meninos. Meninos, quando comparados com as meninas, apresentam o comportamento empático com menor freqüência e maior dificuldade. Sobre a qualidade da interação familiar, práticas negativas estão associadas a queixas de ansiedade social e problemas de habilidades sociais-
Descrição: dc.descriptionThe purpose of this study was to examine the association between parenting educative practices and social phobia disorder, nowadays recognized as social anxiety disorder, and social skills and adolescents. A total of 101 students (ages 12-15), from Rio de Janeiro state, Brazil, answered four instruments: the socio-demographic questionnaire, developed according to the study needs; the family interaction quality scale (EQIF), the social phobia inventory, final version in Portuguese (SPIN) and the social skills inventory for adolescents (IHSA). As results, mothers and fathers differ in the frequency of expression of some educational practices. Girls have more social anxiety symptoms compared to boys. Boys, when compared with girls, present the empathic behavior with less frequency and greater difficulty. On the quality of family interaction, negative practices are associated with complaints of social anxiety and social skills problems-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectQualidade na interação familiar-
Palavras-chave: dc.subjectPráticas educativas parentais-
Palavras-chave: dc.subjectTranstorno de ansiedade social-
Palavras-chave: dc.subjectHabilidades sociais-
Palavras-chave: dc.subjectAdolescentes-
Palavras-chave: dc.subjectInteração social-
Palavras-chave: dc.subjectAdolescente-
Palavras-chave: dc.subjectTranstorno de ansiedade-
Palavras-chave: dc.subjectRelação familiar-
Palavras-chave: dc.subjectFamily interaction quality-
Palavras-chave: dc.subjectParenting educative practices-
Palavras-chave: dc.subjectSocial anxiety disorder-
Palavras-chave: dc.subjectSocial skills-
Palavras-chave: dc.subjectAdolescents-
Título: dc.titleA percepção da qualidade na interação familiar e sua associação com a ansiedade social e habilidades sociais em adolescentes-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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