Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Azeredo, Verônica Gonçalves | - |
Autor(es): dc.contributor | Azevedo, Isabela Sarmet | - |
Autor(es): dc.contributor | Faes, Ivana Arquejada | - |
Autor(es): dc.contributor | Azeredo, Verônica Gonçalves | - |
Autor(es): dc.creator | Pessanha, Karin Gomes da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:59:14Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:59:14Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-05-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-05-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/9606 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/761418 | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho de conclusão de curso investiga os impactos gerados pela produção do espaço urbano e as desigualdades inerentes a ele, sobre o campo educacional, em especial na realidade dos beneficiários do Programa Bolsa Família. O objetivo foi identificar os principais determinantes no descumprimento de condicionalidades da educação do referido programa a partir da perspectiva territorial do CRAS/Chatuba. Buscou-se refletir sobre as dificuldades encontradas no ambiente escolar sobre a influência do território na educação e identificar a interferência do capital social e cultural na vida de crianças e adolescentes, no contexto desse recorte territorial. A matriz conceitual da “geografia de oportunidades” foi extremamente importante como via de análise, o que possibilitou relacionar a distribuição dos equipamentos urbanos no território e evidenciar o processo de socialização excludente no âmbito do acesso a bens, além de serviços locais. Observou-se o quanto a segregação socioespacial torna distinto e precário o acesso aos benefícios da educação (conhecimento, informação e tecnologia), aos indivíduos que vivem em áreas segregadas e vulnerabilizadas ante a pobreza, tendo seus vínculos sociais fragilizados ou até mesmo rompidos. | - |
Descrição: dc.description | The present work investigates the impacts generated by the production of urban space, and as inequalities inherent to it, on the educational field, especially in the reality of the beneficiaries of the Bolsa Família Program. The objective was to identify the main determinants in the descriptive of conditionalities of the education program, from the territorial perspective of the CRAS / Chatuba. It was sought to reflect on how difficulties in the school environment on an influence of the territory in the education and to identify an interference of the social and cultural capital in the life of children and adolescents, without context of territorial resource. A conceptual matrix of the "geography of opportunities" was extremely important as a way of analysis, which made it possible to relate the distribution of urban equipment in the territory and to highlight the process of excluding socialization in the field of access to local goods and services. It was observed how socio-spatial segregation makes distinct and precarious, access to the benefits of education, knowledge and technology, the reserve of segregated areas and vulnerable to poverty, having their social bonds weakened or even broken. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estrutura de oportunidades | - |
Palavras-chave: dc.subject | Segregação socioespacial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Vínculo social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Programa Bolsa Família | - |
Palavras-chave: dc.subject | Segregação socioespacial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Structure of opportunities | - |
Palavras-chave: dc.subject | Socio-spatial segregation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Social links | - |
Título: dc.title | Relação da "geografia de oportunidade" e o descumprimento de condicionalidades da educação no Programa Bolsa Família no CRAS/Chatuba | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: