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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Botelho, Thaynara Moreira | - |
Autor(es): dc.contributor | Botelho, Thaynara Moreira | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Matheus Thomaz da | - |
Autor(es): dc.contributor | Paterson, Rebeca Barreto Duarte | - |
Autor(es): dc.creator | Souza, Paula Oliveira de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:59:12Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:59:12Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-09-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-09-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/11304 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/761404 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho de conclusão de curso tem o objetivo de entender o trabalho do Serviço Social no que concerne a garantia de direitos sociais frente ao contexto da educação tecnicista. Para isto, o método utilizado foi o do materialismo histórico dialético. No que concerne a metodologia utilizamos a pesquisa documental e a bibliográfica. No primeiro capítulo nos debruçamos em traçar a historicidade do IFF no contexto da educação brasileira e analisar o modelo de educação tecnicista que está presente na instituição. Já no segundo capítulo, trazemos para o debate a profissionalização do Serviço Social no Brasil – desde a sua gênese com raízes na caridade e filantropia até a consolidação do atual projeto ético político profissional. Feito isto, prosseguimos a pesquisa no que se refere a inserção das assistentes sociais na política de educação e em seguida para o trabalho realizado no IFF no âmbito da assistência estudantil. Optamos por traçar a historicidade tanto do IFF como do Serviço Social no Brasil por entendermos que ambos surgem como instituições presentes na sociedade capitalista para atender aos preceitos das classes dominadas e dominantes. Após analisarmos a trajetória destas duas instituições no país, podemos ressaltar que a inserção do Serviço Social na educação escolarizada e no IFF se deu de forma paralela ao seu processo de profissionalização. Ao analisarmos o trabalho realizado no IFF, observamos que ele é permeado por tensionamentos e contradições, condicionado aos preceitos da educação tecnicista. Porém, apesar dos desafios impostos institucionalmente, a partir do ano de 2010 foram tecidas novas possibilidades de atuação na instituição. | - |
Descrição: dc.description | This final course paper aims to understand the work of Social Work in what concerns the guarantee of social rights against the context of technical education. For this, the method used was dialectical historical materialism. As far as the methodology is concerned, we use documentary and bibliographic research. In the first chapter we focus on the historicity of the IFF in the context of brazilian education and analyze the model of technical education that is present in the institution. In the second chapter, we bring to the debate the professionalization of Social Service in Brazil - from its genesis with roots in charity and philanthropy to the consolidation of the current professional political ethical project. Having done this, we continue the research concerning the insertion of social workers in education policy and then for the work carried out in the IFF in the field of student assistance. We chose to trace the historicity of both the IFF and the Social Service in Brazil because we understand that both appear as institutions present in capitalist society to meet the precepts of the ruling classes. After analyzing the trajectory of these two institutions in the country, we can emphasize that the insertion of Social Service in school education and the IFF took place in parallel with its professionalization process. When analyzing the work accomplished in the IFF, we observe that it is permeated by tensions and contradictions, conditioned to the precepts of technical education. However, in spite of the institutionally imposed challenges, as of 2010, new possibilities for the institution were woven. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Serviço Social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Assistência estudantil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Instituto Federal Fluminense | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino público | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escola técnica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Assistência em instituições | - |
Palavras-chave: dc.subject | Serviço social escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Social work | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Student assistance | - |
Título: dc.title | O serviço social no Instituto Federal Fluminense: os desafios e possibilidades da atuação profissional na busca e garantia de direitos sociais frente a ocontexto da educação tecnicista | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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