Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Saraiva, Ernani Viana | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7569190015812846 | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Fabio do Nascimento Siqueira da | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0307032456653783 | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Giuliano Alves Borges e | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/9379724675517501 | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Fabiano Aguiar de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:59:06Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:59:06Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-14 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/28206 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/761376 | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho busca compreender a utilização do Projeto Político-Pedagógico como instrumento de gestão estratégica de uma escola da rede pública municipal de Rio das Ostras. Para isso, a metodologia utilizada quanto aos fins é exploratória e descritiva e foi viabilizada por meio da pesquisa bibliográfica e documental produzida pela escola. A parte textual está estruturada em seis capítulos. O primeiro, introdução, demonstra o problema que ocorre nas escolas públicas: a falta da implementação de metodologias e indicadores para promover a gestão estratégica. No segundo, foram abordados conceitos de gestão estratégica, indo do pensamento ao longo do tempo à prática de planejar. No terceiro, há um estudo das melhores práticas e princípios de administração e gestão escolar no contexto do sistema educacional público brasileiro. No quarto capítulo, é demonstrado a metodologia utilizada na pesquisa. No quinto, foi realizado um breve contexto da escola; a comparação entre planejamento estratégico e projeto político-pedagógico de acordo com a literatura; foi proposto uma estrutura do Planejamento Estratégico para a comparação da metodologia utilizada pela escola; e, por último, foi feita a exposição e análise dos dados documentais. Foi concluído que o projeto político-pedagógico da escola não possui elementos suficientes para dizer que ele é um instrumento de gestão estratégica na prática. Sendo ainda possível interpretar que foi elaborado de forma normativa | - |
Descrição: dc.description | The present work seeks to understand the use of the Political-Pedagogical Project as an instrument of strategic management of a public school in Rio das Ostras. For this, the methodology used for the purposes is exploratory and descriptive and was made possible through bibliographic and documentary research produced by the school. The textual part is structured in six chapters. The first, introduction, demonstrates the problem that occurs in public schools: the lack of implementation of methodologies and indicators to promote strategic management. In the second, concepts of strategic management were addressed, going from thinking over time to the practice of planning. In the third, there is a study of the best practices and principles of school administration and management in the context of the Brazilian public education system. In the fourth chapter, the methodology used in the research is demonstrated. In the fifth, a brief context of the school was carried out; the comparison between strategic planning and political-pedagogical projects according to the literature; a Strategic Planning structure was proposed to compare the methodology used by the school; and, finally, the exposure and analysis of documentary data was carried out. Finally, in the sixth chapter, it is concluded that the school's political-pedagogical project does not have enough elements to say that it is an instrument of strategic management in practice. It is still possible to say that it was prepared in a normative way | - |
Descrição: dc.description | 43 | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Projeto Político-Pedagógico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão estratégica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escola pública | - |
Palavras-chave: dc.subject | Projeto político-pedagógico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Administração escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Planejamento estratégico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Strategic management | - |
Palavras-chave: dc.subject | Political-Pedagogical Project | - |
Palavras-chave: dc.subject | Public school | - |
Palavras-chave: dc.subject | School management | - |
Título: dc.title | O Projeto Político-Pedagógico (PPP) como instrumento de gestão estratégica de uma escola pública municipal de Rio das Ostras | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: