Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Pinto, Nalayne Mendonça | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:59:05Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:59:05Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-11-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-11-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/12078 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/761368 | - |
Descrição: dc.description | O artigo apresenta as falas de alunos de duas escolas públicas municipais sobre as percepções dos conflitos e violências no ambiente escolar. Analisa-se como eles constroem discursos e narrativas acerca dos conflitos e o que classificam como atos e comportamentos violentos. Também percebe-se como são encaminhados os conflitos e se a mediação e/ou conciliação torna-se possível para a solução das diferenças. A alteridade é balizadora do debate e fonte de tensão e conflito. Vê-se, assim, a necessidade de pensar a escola como um espaço plural e facilitador na solução de conflitos, onde os jovens aprendam a conviver com a diversidade, a tolerância e o diálogo. | - |
Descrição: dc.description | Sim | - |
Descrição: dc.description | The article Youth Interpretations of Conflicts and Violences at the School presents of high school students about their perceptions of conflict and violence in the educational enviromenment. The aim was to analyze how they construct their discourses and narratives about the conflits and what kind of actions and behaviors they consider as violent. Likewise, we intended to understand how conflicts are managed and what extend the possibility of mediation and/or conciliation become a potencial resource for the solution of diferences. We conclude with the need to think the school as a place for facilitation and guidance. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Niterói | - |
Relação: dc.relation | Dilemas: Revista de Estudos de Conflito e Controle Social, v. 1, p. 165-187, 2015. | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | juventude | - |
Palavras-chave: dc.subject | conflitos | - |
Palavras-chave: dc.subject | escola | - |
Palavras-chave: dc.subject | mediação | - |
Palavras-chave: dc.subject | violência | - |
Palavras-chave: dc.subject | violência na escola | - |
Palavras-chave: dc.subject | youth | - |
Palavras-chave: dc.subject | conflict | - |
Palavras-chave: dc.subject | school | - |
Palavras-chave: dc.subject | mediation | - |
Palavras-chave: dc.subject | violence | - |
Título: dc.title | Percepções de Jovens sobre conflitos e violências na escola | - |
Título: dc.title | Youth Interpretations of Conflicts and Violences at the School | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Artigo de periódicos | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: