Atalhos e quebradas : Plínio Marcos e o cinema brasileiro

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorVieira, João Luiz-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783160U4-
Autor(es): dc.contributorMoraes, Dênis Roberto Villas Boas de-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1073511483457401-
Autor(es): dc.contributorXavier, Ismail Norberto-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767043E4-
Autor(es): dc.creatorFreire, Rafael de Luna-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:59:04Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:59:04Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2007-03-15-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/21030-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/761363-
Descrição: dc.descriptionThe dissertation deals with the literary and dramatic texts by Plínio Marcos as adapted for Brazilian cinema. The playwrite who achieved unprecedented national recognition between 1966-68 thanks to Dois perdidos numa noite suja and Navalha na carne had eight of his works adapted for film, directed by seven different filmmakers throughout more than three decades. The text employs a chronological analysis to investigate the adaptations and the contexts of their production, pointing to transformations, additions, cuts and updatings. Special emphasis is placed on the role of censorship during Brazil s military dictatorship. The films are: A navalha na carne (dir. Braz Chediak, 1970), Dois perdidos numa noite suja (dir. Braz Chediak, 1971), Nenê Bandalho (dir. Emilio Fontana, 1971), A rainha diaba (dir. Antônio Carlos Fontoura, 1974), Barra pesada (dir. Reginaldo Farias, 1977). The final part reflects upon the revisiting of Plínio Marcos s work in Brazilian cinema during the nineties through the feature films Barrela: escola de crimes (dir. Marco Antônio Cury, 1994), Navalha na carne (dir. Neville D'Almeida, 1997) and Dois perdidos numa noite suja (dir. José Joffily, 2003). The analysis of Plínio Marcos universe through the adaptation of his works might be of significance when seeking to understand some of the impasses faced by Brazilian cinema in the last forty years. It also points to the permanence and actuality of Plínio Marcos in contemporary Brazilian culture-
Descrição: dc.descriptionFundação Carlos Chagas Filho de Amparo a Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro-
Descrição: dc.descriptionEsta dissertação aborda a trajetória dos textos literários e dramáticos de Plínio Marcos no cinema brasileiro através dos longas-metragens adaptados de sua obra. O dramaturgo, que alcançou reconhecimento nacional entre 1966 e 1968 com peças como Dois perdidos numa noite suja e Navalha na carne, teve seus textos adaptadas para o cinema em oito filmes realizados por sete diretores diferentes ao longo de mais de três décadas. O estudo segue uma ordem cronológica ao investigar as adaptações e seu contexto de produção, apontando diferenças, acréscimos, cortes e atualizações, com ênfase especial no papel desempenhado pela censura do regime militar, a saber: A navalha na carne (dir. Braz Chediak, 1970), Dois perdidos numa noite suja (dir. Braz Chediak, 1971), Nenê Bandalho (dir. Emilio Fontana, 1971), A rainha diaba (dir. Antônio Carlos Fontoura, 1974), Barra pesada (dir. Reginaldo Farias, 1977). A parte final reflete sobre uma "retomada" de Plínio Marcos pelo cinema brasileiro a partir da década de 1990 através dos longas Barrela: escola de crimes (dir. Marco Antônio Cury, 1994), Navalha na carne (dir. Neville D'Almeida, 1997) e Dois perdidos numa noite suja (dir. José Joffily, 2003). A aná lise das abordagens do universo pliniano por esses filmes se revela muito significativa dos atalhos e quebradas do próprio cinema brasileiro nos últimos quarenta anos e resgata a permanência e atualidade de Plínio Marcos para a cultura brasileira contemporânea-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Comunicação-
Publicador: dc.publisherComunicação-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectPlínio Marcos-
Palavras-chave: dc.subjectCinema brasileiro-
Palavras-chave: dc.subjectTeatro brasileiro-
Palavras-chave: dc.subjectAdaptação-
Palavras-chave: dc.subjectCensura-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO-
Título: dc.titleAtalhos e quebradas : Plínio Marcos e o cinema brasileiro-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.