Creditização, a máquina da dívida e o rentismo como bases da expansão da rede de varejo Riachuelo

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPaula, José Carlos Milléo de-
Autor(es): dc.contributorBinsztok, Jacob-
Autor(es): dc.contributorMartins, Flávia Elaine da Silva-
Autor(es): dc.contributorPessanha, Roberto Moraes-
Autor(es): dc.creatorVasconcelos, Vinícius Ferreira Pinto-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:59:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:59:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-01-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-01-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/27996-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/761356-
Descrição: dc.descriptionA atividade varejista se apresenta como um dos setores mais dinâmicos da economia urbana brasileira. No curso das transformações econômicas ocorridas no espaço e nas formas de comércio, este setor buscou se reinventar por diversas vezes. O comércio varejista ao mesmo tempo que promove a concentração comercial e a centralização financeira, se configura como importante agente da produção do espaço urbano ao potencializar as relações de consumo e se sustentar na rede urbana. Além disso, com a onda de mercantilização dos modos de vida, a oferta de crédito para consumo, vem se constituindo para os grandes atores do comércio como ferramenta essencial. Por isso, empresas como a loja de departamento Riachuelo, para se adaptar à nova fase do crédito no mundo capitalista, investe em dispositivos financeiros próprios, como a estratégia de fidelização dos consumidores através dos cartões corporativos private label. Pretendemos investigar esta prática mercadológica associada ao processo de vendas de produtos e serviços e as áreas de interesse dessa rede de lojas no Município do Rio de Janeiro, e a partir disso, analisar em que medida esse mecanismo tem sido tão rentável quanto o investimento na produção. Para tanto, além de realizar levantamento bibliográfico sobre esse campo temático, optou-se por análise documental dos balanços de rendimentos oficiais da empresa para levantamento de dados, bem como o uso de artigos jornalísticos e representações cartográficas do objeto de estudo. Ademais, para melhor compreensão do fenômeno da creditização relacionado ao consumo, trabalhamos com entrevistas qualitativas (semiestruturas) direcionadas para os gerentes desta rede de lojas, bem como a observação participante do ciclo de consumo in loco.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionThe retail trade is one of the most dynamic sectors of the Brazilian urban economy. In the course of the economic transformations that have taken place in the area and in the forms of trade, this sector has tried to reinvent itself several times. The retail trade, which simultaneously promotes commercial territorial concentration and financial centralisation, is configured as an important agent of urban production, in order to increase consumption relations and maintain itself in the urban network. Moreover, with the wave of commodification of lifestyles, the offer of credit for consumption has become an essential tool for these main agents of commerce. For this reason, in order to adapt to the new phase of credit in the capitalist world, companies such as the Riachuelo department store are investing in their own financial resources, such as the strategy of consumer loyalty through the private label cards of companies. We intend to study this marketing practice linked to the sales process of products and services and the areas of interest of this chain of stores in the Population Arrangement of Rio de Janeiro, and from this we will analyze to what extent this mechanism has been as profitable as the investment in production. To this end, in addition to conducting a bibliographic survey on this subject area, we decided to conduct a documentary analysis of the company's official income statements for data collection, as well as to use journalistic articles and cartographic representations of the object of investigation. In order to better understand the phenomenon of credit linked to consumption, we also work with qualitative interviews (semi-structureds) aimed at managers of chain of stores, as well as with participant observation of the consumption cycle in loco.-
Descrição: dc.description92 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectComércio varejista-
Palavras-chave: dc.subjectEstratégias espaciais-
Palavras-chave: dc.subjectLojas de departamento-
Palavras-chave: dc.subjectCrédito para consumo-
Palavras-chave: dc.subjectFinanceirização-
Palavras-chave: dc.subjectComércio varejista-
Palavras-chave: dc.subjectFinanceirização-
Palavras-chave: dc.subjectCrédito-
Palavras-chave: dc.subjectConsumo-
Palavras-chave: dc.subjectEconomia urbana-
Palavras-chave: dc.subjectRetail trade-
Palavras-chave: dc.subjectSpatial strategies-
Palavras-chave: dc.subjectFinancialization-
Palavras-chave: dc.subjectConsumer credit-
Palavras-chave: dc.subjectDepartment store-
Título: dc.titleCreditização, a máquina da dívida e o rentismo como bases da expansão da rede de varejo Riachuelo-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.