Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Mello e Silva, Dagmar de | - |
Autor(es): dc.contributor | Marendino, Rosane | - |
Autor(es): dc.creator | Monteiro, Mara Couto dos Santos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:59:03Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:59:03Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/22281 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/761353 | - |
Descrição: dc.description | Nossa monografia se divide em três momentos principais. Primeiramente realizamos uma contextualização teórico-conceitual sobre o bullying, o qual deixamos claro que essa é uma forma de violência, reflexo de uma sociedade violenta e violada, forjada na desigualdade, na injustiça, na desumanidade, e na competitividade. Em seguida, destacamos suas causas, seus sintomas e suas afetações no processo aprendizagem apresentados tanto pelas crianças vítimas quanto pelas crianças valentonas e telespectadoras. Apresentamos reflexões sobre a importância de/como perceber e de/como tratar e lidar com essas causas, sintomas e afetações de forma consciente e coerente. Demos atenção aos tipos de bullying – verbal, moral, sexual, social, psicológico, físico, material e virtual, e sabemos que existem uma infinidade de textos que discutem e apresentam o assunto, mas presumimos que é importante reverberar cada vez mais essas questões. E por último, realizamos discussões reflexivas a partir de uma breve pesquisa qualitativa realizada via internet sobre as narrativas e percepções que educadores possuem acerca do bullying | - |
Descrição: dc.description | Our monograph is divided into three main moments. Firstly, we performed a theoreticalconceptual contextualization about bullying, which made it clear that this is a form of violence, a reflection of a violent and violated society, forged in inequality, injustice, inhumanity, and competitiveness. Then, we highlight its causes, its symptoms and its affects on the learning process presented by both child victims and children who are bullies and viewers. We present reflections on the importance of / how to perceive and / how to treat and deal with these causes, symptoms and affects in a conscious and coherent way. We pay attention to the types of bullying - verbal, moral, sexual, social, psychological, physical, material and virtual, and we know that there are a multitude of texts that discuss and present the subject, but we assume that it is important to reverberate more and more these issues. And finally, we conducted reflective discussions based on a brief qualitative research carried out via the Internet on the narratives and perceptions that educators have about Bullying | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bullying | - |
Palavras-chave: dc.subject | Vítimas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Valentões | - |
Palavras-chave: dc.subject | Telespectadores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Violência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bullying | - |
Palavras-chave: dc.subject | Violência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bullying | - |
Palavras-chave: dc.subject | Victims | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bullies | - |
Palavras-chave: dc.subject | Viewers | - |
Palavras-chave: dc.subject | Violence | - |
Título: dc.title | Narrativas do bullying: conta-me tudo! | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: