Ctrl “C” mais Ctrl “V”: quando a caneta sai de cena e dá lugar ao mouse

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBrandão, Marco-
Autor(es): dc.contributorPaiva, Andréa Lúcia da Silva-
Autor(es): dc.contributorMonteiro, Rodrigo de Araujo-
Autor(es): dc.creatorPacheco, Drielly Gomes de Macedo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:59:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:59:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-05-18-
Data de envio: dc.date.issued2018-05-18-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/6511-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/761347-
Descrição: dc.descriptionA pesquisa abordou sobre a utilização da tecnologia na educação expondo seus aspectos e em particular o recurso da técnica do “copy/paste”, compreendendo mais sobre esses recursos tecnológicos, trazendo como questionamento de pesquisa até que ponto a tecnologia pode alienar as pessoas ou fornecer as contribuições para a formação intelectual do indivíduo. Na fundamentação teórica da pesquisa encontra-se um enfoque sobre a enciclopédia Barsa, fazendo um apanhado desde sua criação e como conseguiu garantir sua sobrevivência em meios aos avanços tecnológicos. Foi tratado também no decorrer do trabalho, sobre a importância da construção do conhecimento, ressaltando como a utilização da tecnologia pode ser uma ferramenta de auxílio ou pode ser considerada como uma aliada para o comodismo. O presente trabalho proporciona ainda uma contribuição empírica, através da análise de diferentes opiniões de pessoas que puderam vivenciar a transição do ensino tradicional, como por exemplo, o costume de realizar pesquisas em livros, para o ensino com as facilidades que a tecnologia oferece. Assim, a pesquisa teve o objetivo de mostrar que embora a tecnologia tenha implantado na sociedade vários fatores negativos, ela pode ser uma ferramenta para um melhor conhecimento, desde que seja utilizada de forma adequada-
Descrição: dc.descriptionThe study addressed on the use of technology in education by exposing its aspects and in particular the technical feature of the "copy / paste", comprising more about these technological resources, bringing as research questioning the extent to which technology can alienate people or provide contributions to the intellectual formation of the individual. In the theoretical foundation of the research is a focus on the encyclopedia Barsa, making a caught since its creation and how managed to secure their survival in environments with technological advances. Was also treated in the course of work, about the importance of building knowledge, emphasizing the use of technology can be a tool or aid can be regarded as an ally for complacency. This work also provides an empirical contribution, through the analysis of different opinions of people who were able to experience the transition from traditional teaching, such as the custom of conducting research in books, to teaching with the facilities that the technology offers. Thus, the research aimed to show that although the technology has deployed several negative factors in society, it can be a tool to improve knowledge, provided it is used properly-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Federal Fluminense-
Publicador: dc.publisherAngra dos Reis-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia educacional-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectProcesso de ensino-aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectEnciclopédia Barsa-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia educacional-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia ; aspectos sociais-
Palavras-chave: dc.subjectTechnological advancement-
Palavras-chave: dc.subjectEducation-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching and learning-
Título: dc.titleCtrl “C” mais Ctrl “V”: quando a caneta sai de cena e dá lugar ao mouse-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.