Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Brandão, Marco | - |
Autor(es): dc.contributor | Paiva, Andréa Lúcia da Silva | - |
Autor(es): dc.contributor | Monteiro, Rodrigo de Araujo | - |
Autor(es): dc.creator | Pacheco, Drielly Gomes de Macedo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:59:02Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:59:02Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-05-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-05-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/6511 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/761347 | - |
Descrição: dc.description | A pesquisa abordou sobre a utilização da tecnologia na educação expondo seus aspectos e em particular o recurso da técnica do “copy/paste”, compreendendo mais sobre esses recursos tecnológicos, trazendo como questionamento de pesquisa até que ponto a tecnologia pode alienar as pessoas ou fornecer as contribuições para a formação intelectual do indivíduo. Na fundamentação teórica da pesquisa encontra-se um enfoque sobre a enciclopédia Barsa, fazendo um apanhado desde sua criação e como conseguiu garantir sua sobrevivência em meios aos avanços tecnológicos. Foi tratado também no decorrer do trabalho, sobre a importância da construção do conhecimento, ressaltando como a utilização da tecnologia pode ser uma ferramenta de auxílio ou pode ser considerada como uma aliada para o comodismo. O presente trabalho proporciona ainda uma contribuição empírica, através da análise de diferentes opiniões de pessoas que puderam vivenciar a transição do ensino tradicional, como por exemplo, o costume de realizar pesquisas em livros, para o ensino com as facilidades que a tecnologia oferece. Assim, a pesquisa teve o objetivo de mostrar que embora a tecnologia tenha implantado na sociedade vários fatores negativos, ela pode ser uma ferramenta para um melhor conhecimento, desde que seja utilizada de forma adequada | - |
Descrição: dc.description | The study addressed on the use of technology in education by exposing its aspects and in particular the technical feature of the "copy / paste", comprising more about these technological resources, bringing as research questioning the extent to which technology can alienate people or provide contributions to the intellectual formation of the individual. In the theoretical foundation of the research is a focus on the encyclopedia Barsa, making a caught since its creation and how managed to secure their survival in environments with technological advances. Was also treated in the course of work, about the importance of building knowledge, emphasizing the use of technology can be a tool or aid can be regarded as an ally for complacency. This work also provides an empirical contribution, through the analysis of different opinions of people who were able to experience the transition from traditional teaching, such as the custom of conducting research in books, to teaching with the facilities that the technology offers. Thus, the research aimed to show that although the technology has deployed several negative factors in society, it can be a tool to improve knowledge, provided it is used properly | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Federal Fluminense | - |
Publicador: dc.publisher | Angra dos Reis | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Processo de ensino-aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Enciclopédia Barsa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia ; aspectos sociais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Technological advancement | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching and learning | - |
Título: dc.title | Ctrl “C” mais Ctrl “V”: quando a caneta sai de cena e dá lugar ao mouse | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: