Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Nogueira, Érica Cristina | - |
Autor(es): dc.contributor | Pereira, Rodrigo Miranda | - |
Autor(es): dc.contributor | Chame, Anna Maria Nobrega | - |
Autor(es): dc.contributor | Costa, Isa | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Victor Galdino da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:58:56Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:58:56Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-23 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/26601 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/761317 | - |
Descrição: dc.description | O Transtorno do Espectro Autista (TEA) foi mal interpretado por bastante tempo, resultando na exclusão de muitas pessoas que possuíam as características do autismo. Ainda em nosso cotidiano existe o preconceito e a exclusão desse público na educação. Apesar desta realidade, a matrícula de alunos com autismo na Educação Básica está crescendo cada dia mais. Assim, os educadores devem moldar suas práticas para que todos os alunos tenham o entendimento do conteúdo abordado em sala de aula. Este Trabalho de Conclusão de Curso tem por finalidade, apresentar um manual composto por quatro experimentos, associados ao tema eletricidade e magnetismo, que possam auxiliar os professores de Física que trabalham com alunos com TEA. Esse manual pode ser utilizado tanto com alunos autistas, quanto pelos discentes que não possuem o TEA. Serão apresentados também tabelas que indicarão valores de custo para cada experimento de forma que o professor possa avaliar as condições financeiras da escola para a realização das atividades experimentais. E por fim, além de apresentar um modelo principal para cada experimento para dois deles incluímos formas alternativas de construção, a fim de possibilitar a realização da mesma atividade com materiais mais baratos. | - |
Descrição: dc.description | The Autism Spectrum Disorder (ASD) was misiterpreted for a long time, resulting in the exclusion of many people that had autistic characteristics. There is still prejudice and exclusion of this community in the education system in our everyday lives. Despite this reality, the enrollment of students with autism in Basic Education is growing more every day (TENENTE, 2019). Therefore, educators need to mold their practices so that every student can understand the contents covered in the classroom. This Undergraduate Thesis has the purpose of presenting a manual composed of four experiments, associated with the theme of electricity and magnetism, that could help Physics teachers who work with students with ASD. This manual can be used with autistic students, as well as with students who don't have ASD. Charts will be presented to indicate costs for each experiment so that the teacher can evaluate the financial conditions of the school for the implementation of experimental activities. Finally, in addition to presenting a main model for each experiment, two out of four manifest alternative means of construction, in order to execute the same activity with cheaper materials. | - |
Descrição: dc.description | 84 p | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Autismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Eletricidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Magnetismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Materiais didáticos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Autismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Eletricidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Magnetismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Materiais didáticos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Produção intelectual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Autism | - |
Palavras-chave: dc.subject | Electricity | - |
Palavras-chave: dc.subject | Magnetism | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching materials | - |
Título: dc.title | O ensino de Física para estudantes autistas: experimentando a eletricidade e o magnetismo | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: