História do curso de Pedagogia no Brasil: uma análise sobre as políticas de formação de professores e suas implicações curriculares

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorJaehn, Lisete-
Autor(es): dc.contributorAlmeida, Sandra Maciel de-
Autor(es): dc.creatorAraújo, Yasmim Lemos de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:58:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:58:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-06-22-
Data de envio: dc.date.issued2023-06-22-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/29196-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/761312-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho tem como objetivo compreender a história do curso de Pedagogia no Brasil à luz de suas jurisprudências, a fim de analisar as mudanças e intencionalidades voltadas à formação de professores e, consequentemente, entender qual rumo estão dando à docência em nosso país. Para isso, nos debruçamos no aprofundamento do tema por meio da pesquisa exploratória, fundamentada na investigação qualitativa sobre questões relevantes nos campos da formação docente e do currículo. Além disso, examinamos um importante documento que redefine a formação de professores no Brasil: a Resolução CNE/CP no2/2019 (BRASIL, 2019). A influência das políticas neoliberais na educação revela as intenções mercantilistas arquitetadas pelos grupos que comandam o campo educacional brasileiro. Concluímos que a trajetória histórica do curso de Pedagogia, no Brasil, revela controvérsias a respeito do processo de formação e atuação docentes atreladas à influência do currículo como um instrumento regulador de conteúdos e projeto político.-
Descrição: dc.descriptionEl presente trabajo tiene como objetivo comprender la historia de la carrera de Pedagogía en Brasil a la luz de su jurisprudencia con el objetivo de analizar los cambios y sus intenciones dirigidas a la formación docente y ,en consecuencia, comprender cuál es la dirección que está tomando la enseñanza en nuestro país. Para eso, se examina el tema a través de una investigación exploratoria, basada en investigaciones cualitativas sobre temas relevantes en los campos de la formación docente y del currículo. Además, escudriñamos un importante documento que redefine la formación docente en Brasil: la Resolución CNE/CP no2/2019 (BRASIL, 2019). La influencia de las políticas neoliberales en la educación revela las intenciones mercantilistas diseñadas por los grupos que dominan el campo educativo brasileño. Concluimos que la trayectoria histórica de la carrera de Pedagogía en Brasil revela controversias respecto al proceso de formación y actuación docente y está vinculado a la influencia del currículo como instrumento regulador de contenidos y proyecto político.-
Descrição: dc.description40 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professores-
Palavras-chave: dc.subjectDiretrizes curriculares nacionais-
Palavras-chave: dc.subjectCurrículos-
Palavras-chave: dc.subjectBNC-Formação-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professor-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia-
Palavras-chave: dc.subjectCurrículo-
Palavras-chave: dc.subjectFormación docente-
Palavras-chave: dc.subjectLineamientos curriculares-
Palavras-chave: dc.subjectCurrículos-
Palavras-chave: dc.subjectBNC-Formación-
Título: dc.titleHistória do curso de Pedagogia no Brasil: uma análise sobre as políticas de formação de professores e suas implicações curriculares-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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