Um estudo de caso de otimização do roteamento de veículos na distribuição de óleos lubrificantes

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPessoa, Artur Alves-
Autor(es): dc.contributorMonteiro, Marcelo Maciel-
Autor(es): dc.contributorRoboredo, Marcos Costa-
Autor(es): dc.creatorMoura, Isis Maria Pires-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:58:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:58:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-10-05-
Data de envio: dc.date.issued2016-10-05-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/2319-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/761301-
Descrição: dc.descriptionUma gestão eficiente da distribuição de produtos garante a qualidade e a segurança das entregas, além de reduzir ao máximo o investimento necessário nesta operação. Neste contexto, técnicas de pesquisa operacional ajudam a otimizar os processos de decisão envolvidos no transporte. Assim, este estudo de caso foi desenvolvido para, a partir de um modelo por Programação Inteira Mista, propor uma ferramenta computacional para a escolha de rotas e caminhões a serem utilizados diariamente na entrega de óleos lubrificantes de uma empresa do setor. Tem-se como objetivo principal a redução de custos, além da análise de viabilidade para um investimento em medidores do volume de produto entregue para caminhões, de forma a permitir a entrega em mais de um cliente por rota. A partir de uma simulação realizada com os dados de um mês de entregas, foi verificada uma redução de 23% nos custos e 10% de redução na quilometragem rodada pelos caminhões. Além disso, foi verificado que serão necessários, em média, nove meses para o investimento realizado em medidores ser quitado-
Descrição: dc.descriptionAn efficient management of products distribution guarantees the quality and safety in deliveries, besides reducing the need of investment in the operation. In this context, Operational Research techniques help to optimize the decision processes in transportation. Therefore, this case study proposes a computational tool that applies a Mixed Integer Programming model to select the routes and trucks to be used daily in the delivery of lubricants. It has as main objective the cost reduction, in addition to analyzing the feasibility of the investment in flowmeters to trucks, what permits delivering to more than one client in the same route. A simulation using one month of delivery data shows that the proposed tool leads to a reduction of 23% in costs and 10% in the distance traversed by the trucks. Besides that, it was noted that nine months will be necessary to pay the investment on the flowmeters-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectRoteamento-
Palavras-chave: dc.subjectDistribuição-
Palavras-chave: dc.subjectProgramação inteira mista-
Palavras-chave: dc.subjectPesquisa operacional (Administração)-
Palavras-chave: dc.subjectRoteamento-
Palavras-chave: dc.subjectLogística empresarial-
Palavras-chave: dc.subjectProgramação inteira-
Palavras-chave: dc.subjectRouting-
Palavras-chave: dc.subjectDistribution-
Palavras-chave: dc.subjectMixed integer programming-
Título: dc.titleUm estudo de caso de otimização do roteamento de veículos na distribuição de óleos lubrificantes-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.