Análise dos meios de comunicação interna em uma instituição de ensino: um estudo de caso do CEFET - NI

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCosta, Stella Regina Reis da-
Autor(es): dc.contributorSalles, Mara Telles-
Autor(es): dc.contributorSouza, Cristina Gomes de-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4701728E8&dataRevisao=null-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Suzana Carneiro de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:58:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:58:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2014-06-04-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2013-11-18-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/20510-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/761299-
Descrição: dc.descriptionThe world today lives a context of globalization of information that need to be shared quickly. Internal communication in organizations emerges as an important issue that needs to be analyzed and managed strategically. This research aimed to develop a case study on the internal communication of the administrative sectors of a Public Federal Technological Education, located in Nova Iguaçu. We performed an exploratory research - descriptive, using as a data source direct observation and interviews. The collection and analysis of data, allowed the construction of a diagnosis of the reality of the organization 's focus on quality of communication, identification of communication resources used to convey the principles and institutional values the mapping of existing channels of communication and the efficiency of these. The study speaks to the theme of communication theory, highlighting its concepts, tools and use the internal environment of the organization, parallel to organizational, governance and culture. The data demonstrated that the majority of the investigated communication establishment occurs spontaneously through informal initiatives from the servers themselves, generally through mechanisms insufficient and most often inappropriate time having failures occurring frequently. Thus, we propose the challenge managers to rethink the internal communication as a tool for strategic differentiation for successful institutional objectives and the need for effective management of communicative acts , so as to make them a feature of cultural interaction to accompany speed of change , effectively investing in the development of process quality-
Descrição: dc.descriptionO mundo atual vive um contexto de globalização das informações, que necessitam ser compartilhadas rapidamente. A comunicação interna nas organizações surge como um tema importante que necessita ser analisado e gerenciado estrategicamente. A presente pesquisa teve como objetivo elaborar uma análise sobre a comunicação interna dos setores administrativos de uma Instituição Pública Federal de Educação Tecnológica, localizada em Nova Iguaçu. Foi realizada uma investigação exploratória - descritiva, utilizando como fonte de dados observação direta e entrevistas. A coleta dos dados permitiu a construção de um diagnóstico da realidade dessa organização sobre o foco da qualidade da comunicação, identificação dos recursos comunicacionais utilizados para transmitir os princípios e valores institucionais, o mapeamento dos canais de comunicação existentes e da eficiência destes. O estudo dialoga com tema da teoria da comunicação, destacando seus conceitos, ferramentas e utilização no ambiente interno da organização, paralelo a questões organizacionais, gestão pública e cultural. Os dados demonstraram que a maior parte da comunicação da instituição investigada acontece de maneira espontânea através de iniciativas informais dos próprios servidores, de maneira geral, através de mecanismos insuficientes e a maior parte das vezes, em tempo inadequado, possuindo falhas que acontecem com frequência. Assim, propõem-se o desafio aos gestores de repensar a comunicação interna como uma ferramenta de diferenciação estratégica para o sucesso dos objetivos institucionais e a necessidade de um gerenciamento eficaz dos atos comunicativos, de maneira a torná-los um recurso de interação cultural para acompanhar a velocidade das transformações, investindo efetivamente no desenvolvimento da qualidade dos processos-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Sistemas de Gestão-
Publicador: dc.publisherSegurança do Trabalho, Meio-ambiente, Gestão pela Qualidade Total-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectComunicação interna-
Palavras-chave: dc.subjectGestão estratégica-
Palavras-chave: dc.subjectInteração Cultural-
Palavras-chave: dc.subjectInternal communication-
Palavras-chave: dc.subjectStrategic management-
Palavras-chave: dc.subjectCultural Interaction-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO-
Título: dc.titleAnálise dos meios de comunicação interna em uma instituição de ensino: um estudo de caso do CEFET - NI-
Título: dc.titleAnalysis of mechanisms of internal communication in a educational institution: a case study of CEFET-NI-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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