Modelando a marcha humana: uma proposta para o ensino médio

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSouza, Paulo Victor Santos-
Autor(es): dc.contributorDias, Marco Adriano-
Autor(es): dc.contributorAuler, Luiz Telmo da Silva-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1005627811241433-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0631397141390775-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3039235507181072-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7964458773966012-
Autor(es): dc.creatorSantos Neto, Fernando dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:58:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:58:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-09-15-
Data de envio: dc.date.issued2020-09-15-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/14942-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.22409/PROFIS.2019.mp.124210397-03-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/761262-
Descrição: dc.descriptionNeste texto, apresentamos uma atividade investigativa que envolve a elaboração de um modelo para a marcha de humana. A questão que dá ensejo à atividade se baseia em um fragmento do livro “Um estudo em vermelho” de Sir Arthur Conan Doyle, no qual o famoso personagem Sherlock Holmes fez sua estreia na literatura. Para modelar a marcha humana, é proposta a realização de um experimento. Os dados são obtidos e tratados mediante o uso de ferramentas computacionais como os softwares livres Tracker e LibreOffice/Calc. A atividade foi aplicada em turmas do ensino médio das redes pública e particular no município de Volta Redonda, Rio de Janeiro, Brasil. Alguns resultados e conclusões obtidos a partir das aplicações são apresentados e discutidos. A atividade, que por sua simplicidade, é exequível e ajustável às mais diversas realidades escolares, pode ser muito útil, em especial, para promover uma visão desmistificada do fazer científico-
Descrição: dc.descriptionIn this text we present an investigative activity that involves the elaboration of a model for the human gait. The question that gives rise to the activity is based on a fragment of the book “A study in red” by Sir Arthur Conan Doyle, in which the famous character Sherlock Holmes made his debut in literature. An experiment whose objective is modeling the human gait is proposed. Data are obtained and processed using computational tools such as free softwares Tracker and LibreOffice/Calc. The activity was applied in public and private high school classes in Volta Redonda, Rio de Janeiro, Brazil. Some results and conclusions obtained from the applications are presented and discussed. The activity, which for its simplicity, is feasible and adjustable to the most diverse school realities, can be very useful, especially, to promote a demystified view of the scientific activities-
Descrição: dc.description88 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino por investigação-
Palavras-chave: dc.subjectModelagem científica-
Palavras-chave: dc.subjectFerramentas computacionais-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de física-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio-
Palavras-chave: dc.subjectProjeto educativo-
Palavras-chave: dc.subjectInquiry teaching-
Palavras-chave: dc.subjectScientific modeling-
Palavras-chave: dc.subjectComputational tools-
Título: dc.titleModelando a marcha humana: uma proposta para o ensino médio-
Título: dc.titleModeling the human gait: a proposal for high school-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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