Elaboração, aplicação e avaliação de uma metodologia para o ensino remoto emergencial de epistemologia e história da química

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Rafael Ferreira da-
Autor(es): dc.contributorCosta, Leonardo Moreira da-
Autor(es): dc.contributorAlves, Andréa Aparecida Ribeiro-
Autor(es): dc.creatorSá, Gabriel Marques de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:58:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:58:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-09-21-
Data de envio: dc.date.issued2022-09-21-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/26325-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/761257-
Descrição: dc.descriptionPor conta do isolamento social em meio a pandemia de Covid-19, em 2020, inúmeros estudantes de todos os níveis educacionais ingressaram no formato de ensino remoto. Frente às dificuldades apresentadas neste período, era essencial que se buscassem estratégias pedagógicas que colocassem o estudante no centro do processo de ensino-aprendizagem, enquanto uniam empatia e a reflexão da práxis docente. Neste contexto, o presente trabalho tem como objetivo a elaboração de uma metodologia para a matéria “Epistemologia e História da Química” para o período do ensino remoto emergencial, assim como sua aplicação, avaliação pelos discentes e reaplicação. As aulas se deram ao longo do ano letivo de 2020 para um total de 36 alunos do curso de Química licenciatura da Universidade Federal Fluminense, sendo promovidas nas plataformas Google Classroom e Google Meet. A metodologia criada baseia-se no uso das metodologias ativas, buscando desenvolver habilidades pertinentes aos futuros professores, como a oralidade, por meio da estratégia de discussão Grupo Verbalizador vs Grupo Observador, e a leitura e escrita, por meio da estratégia de elaboração de perguntas com respostas e perguntas sem respostas referentes aos textos trabalhados. Aliada às estratégias, foram utilizados formulários no início e final do período letivo, para compreender a realidade dos alunos e para ouvir suas avaliações acerca da metodologia utilizada, respectivamente. Com base nas respostas do último, realizou-se a validação e modificações na metodologia para sua reaplicação. A partir das observações feitas pelos alunos, pode-se concluir que a metodologia desenvolvida se mostrou satisfatória para o ensino de “Epistemologia e História da Química” durante o período de ensino remoto emergencial. Enquanto as dinâmicas de discussão auxiliaram na promoção de um debate significativo durantes as aulas síncronas, a elaboração de perguntas com resposta e perguntas sem resposta se mostrou uma ferramenta útil para a promoção da leitura e o aperfeiçoamento da escrita. Esperamos que esse trabalho possa contribuir para discussões acerca desse período atípico no cenário educacional.-
Descrição: dc.descriptionDue to the social isolation amid the COVID-19 pandemic, in 2020, numerous students of all educational levels joined the remote teaching regime. Faced with the difficulties presented in this period, it was essential to seek pedagogical strategies that could place the students at the center of the teaching-learning process, while combining empathy and reflection on teaching practice. In this context, the present work aims to develop a methodology for the "Epistemology and History of Chemistry" class for the period of emergency remote teaching, as well as its application, assessment by students, and reapplication. The classes took place throughout the 2020 school year for a total of 36 Undergraduate Chemical Education students from the Fluminense Federal University, being promoted on Google Classroom and Google Meet platforms. The methodology created is based on the use of active methodologies, seeking to develop skills relevant to future teachers, such as orality, through the discussion strategy Speaker Group vs Observation Group, and reading and writing, through the strategy of elaboration of questions with answers and questions without answers referring to the read texts. Allied to the strategies, forms were used at the beginning and end of each semester, aiming to understand the reality of the students and to hear their evaluations about the methodology used, respectively. Based on the students’ answers, the methodology was validated and changes were made for its reapplication. From the observations made by the students, it can be concluded that the methodology developed proved to be extremely satisfactory for the teaching of "Epistemology and History of Chemistry" class during the period of emergency remote teaching. While the discussion dynamics helped to promote a meaningful debate during the synchronous classes, the elaboration of questions with answers and questions without answers proved to be a useful tool for the promotion of reading and the improvement of writing. We hope that this work can contribute to discussions about this atypical period in the educational scenario.-
Descrição: dc.description90 f-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Remoto-
Palavras-chave: dc.subjectMetodologias Ativas-
Palavras-chave: dc.subjectEstratégias de Ensinagem-
Palavras-chave: dc.subjectCovid-19-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino à distância-
Palavras-chave: dc.subjectDidática-
Palavras-chave: dc.subjectProcesso de ensino-aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectPandemia-
Palavras-chave: dc.subjectRemote Teaching-
Palavras-chave: dc.subjectActive Methodologies-
Palavras-chave: dc.subjectCOVID-19-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching Strategies-
Título: dc.titleElaboração, aplicação e avaliação de uma metodologia para o ensino remoto emergencial de epistemologia e história da química-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.