Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Santos, Georgina Silva dos | - |
Autor(es): dc.contributor | Hermann, Jacqueline | - |
Autor(es): dc.contributor | Gonçalves, Margareth de Almeida | - |
Autor(es): dc.creator | Souza, Vanessa Gonçalves Bittencourt de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:58:45Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:58:45Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-07-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-07-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/14389 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/761256 | - |
Descrição: dc.description | O poeta português Antonio Ribeiro Chiado, nascido em Évora em princípios do século XVI, produziu peças teatrais que abordavam temas como relações familiares, críticas ao clero e ofícios femininos. A ênfase no universo feminino é um dos elementos marcantes do teatro de Chiado, sendo possível afirmar que o seu discurso sobre as mulheres revela aspectos importantes sobre a organização da vida cotidiana na sociedade portuguesa quinhentista. Desse modo, o presente trabalho tem por objetivo analisar as representações femininas nas peças Auto da Natural Invenção, Auto das Regateiras, Prática de Oito Figuras e Prática dos Compadres. A trajetória do poeta, suas referências cristãs e misóginas e a manipulação das normas de gênero na construção das personagens de suas peças teatrais são aspectos centrais nesta pesquisa. Os perfis explorados por Chiado (incluindo filhas, esposas, mães e viúvas) dialogam com os papéis femininos fixados como desejáveis pela sociedade portuguesa, mas suas personagens não estão de acordo com o ideal de feminilidade vigente ao longo da Idade Moderna. A partir da representação de personagens femininas transgressoras, Chiado produz uma sátira sobre o casamento, a maternidade e as ocupações femininas. | - |
Descrição: dc.description | 221 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Niterói | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teatro português | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mulher - aspecto histórico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gênero | - |
Título: dc.title | O teatro de Antônio Ribeiro Chiado: perfis femininos no Portugal quinhentista | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: