Sentidos de ser carioca: relações de identidade e consumo na Revista Canal Extra

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBedran, Laura Martini-
Autor(es): dc.contributorAtem, Guilherme Nery-
Autor(es): dc.contributorPereira, Claudia da Silva-
Autor(es): dc.creatorAlmeida, Ana Paula Gonçalves de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:58:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:58:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-05-18-
Data de envio: dc.date.issued2017-05-18-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/3667-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/761230-
Descrição: dc.descriptionO objetivo deste trabalho é analisar a revista Canal Extra, distribuída aos domingos no jornal Extra, jornal de maior circulação na cidade do Rio de Janeiro. Dessa forma, trata-se de um veículo que se apresenta como um dos principais expoentes da representação da chamada nova classe média no jornalismo diário carioca, definido como seu público-alvo. Para compreender o seu discurso e o modo como esse público é representado, a revista é contextualizada como suporte midiático, assim como sua relação com a cidade e o carioca, e o seu potencial na criação de sentidos e pertencimentos. A partir do levantamento e análise das seções da revista no período de dois anos, são discutidas as relações entre consumo, identidade e hegemonia representados nas páginas da Canal Extra com a disseminação de hábitos culturais, consumo, modas e tendências-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionThis thesis is geared towards the analysis of Canal Extra magazine, released on Sundays by newspaper Extra, that holds the largest circulation in the city of Rio de Janeiro. In view of this, the magazine introduces itself as one of the most significant periodicals regarding the new middle class representation—its target audience—in daily carioca* journalism. In order to fully understand its discourse and the way this audience is depicted, Canal Extra and its relation with Rio and the cariocas is herein put into a support media context. We also address the magazine’s potential for creating meanings and a sense of belonging. After a two year research study, we debate the connection among consumption, identity, hegemony and the dissemination of cultural habits and fashion trends portrayed in the pages of Canal Extra-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectJornalismo de revista-
Palavras-chave: dc.subjectIdentidade-
Palavras-chave: dc.subjectConsumo-
Palavras-chave: dc.subjectRepresentações sociais-
Palavras-chave: dc.subjectCarioca-
Palavras-chave: dc.subjectRio de Janeiro-
Palavras-chave: dc.subjectNaturalidade-
Palavras-chave: dc.subjectIdentidade social-
Palavras-chave: dc.subjectConsumo (Economia)-
Palavras-chave: dc.subjectMagazine journalism-
Palavras-chave: dc.subjectIdentity-
Palavras-chave: dc.subjectSocial representation-
Palavras-chave: dc.subjectConsumption-
Título: dc.titleSentidos de ser carioca: relações de identidade e consumo na Revista Canal Extra-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.