Avaliação de desempenho e controle dos fornecedores de serviço de conservação e limpeza: um método gerencial aplicado ao IF Sudeste MG

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorConejero, Marco Antônio-
Autor(es): dc.contributorGuabiroba, Ricardo César da Silva-
Autor(es): dc.contributorMourad, Camila Benatti-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2416657924474816-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7392519360429958-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5864143450276283-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5917713787077351-
Autor(es): dc.creatorFerreira, Isabel Cristina-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:58:36Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:58:36Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-04-06-
Data de envio: dc.date.issued2020-04-06-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/13238-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.22409/PPGA.2019.mp.77320930625-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/761207-
Descrição: dc.descriptionA Administração Pública diante as várias legislações que regulamentam as contratações de serviços públicos, aliadas às constantes exigências dos órgãos de controle, devem acompanhar constantemente a execução dos contratos de serviços. O presente estudo teve como objetivo realizar uma pesquisa para desenvolver e propor um método gerencial de avaliação de desempenho e controle dos fornecedores de serviços de conservação e limpeza, com o propósito de analisar o cumprimento das obrigações trabalhistas pelo fornecedor, para auxiliar na mitigação dos riscos de condenações subsidiárias em processos trabalhistas e melhorar o desempenho da qualidade dos serviços contratados. Procedimentos/Método para a solução do problema: Este estudo trata-se de uma pesquisa aplicada, descritiva, com abordagem qualitativa e com procedimentos de análise de conteúdo. Os procedimentos para a solução do problema foram divididos em duas partes: (i) procedimentos para diagnóstico do problema: consistiu em pesquisa documental através de emissão de uma Certidão Eletrônica de Ações Trabalhistas do IF Sudeste MG, no site do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região; pesquisas bibliográficas em artigos científicos, dissertações, teses e legislações vigentes; realização de entrevista com os gestores de contratos de serviços; e aplicação de questionários aos fiscais de contrato; (ii) procedimentos para proposta de solução: consistiu na utilização do método Design Science para elaboração do artefato, que consiste em um método gerencial de avaliação de desempenho e controle dos fornecedores de serviços de conservação e limpeza; no detalhamento da proposta de solução; na validação do método atendendo a um dos critérios para utilização do método Design Science; na proposta de uso do método desenvolvido no processo atual de gestão e fiscalização de contratos; e no plano de ações para implementação do método. Resultados: Os resultados da pesquisa evidenciam que a avaliação do fornecedor de serviços de conservação e limpeza não é realizada conforme instruções contidas na IN n. 5, de 2017, do MPDG e na Lei n. 8.666 de 1993 (Lei de Licitações e Contratos). Utilizando o método Design Science, desenvolveu-se um método gerencial de avaliação de desempenho e controle dos fornecedores de serviços de conservação e limpeza, para auxiliar na mitigação dos riscos trabalhistas e melhorar a qualidade dos serviços contratados. Este método está dividido em três partes: (i) lista de verificação de documentos trabalhistas a serem apresentados pelo fornecedor durante a execução do contrato; (ii) avaliação da qualidade dos serviços de conservação e limpeza, elaborada através do método SERVPERF; e (iii) avaliação de riscos decorrentes dessa contratação. Implicações práticas: Os resultados obtidos na pesquisa sugerem que as rotinas dos gestores e fiscais de contratos, responsáveis pelo acompanhamento e avaliação dos serviços contratados, devem ser reavaliadas. Desta forma, eles serão diretamente beneficiados, uma vez que o método desenvolvido nesta pesquisa irá auxiliá-los nas atividades executadas. Assim, acredita-se que ao adotar as soluções propostas nesta pesquisa, o IF Sudeste MG, estará em conformidade com as orientações legais, sendo capaz de reduzir os pontos fracos existentes na instituição, além de melhorar a qualidade dos serviços contratados, acompanhando e analisando constantemente as obrigações trabalhistas. Originalidade e contribuições: O método foi desenvolvido comase na legislação vigente, pesquisas bibliográficas e observação participante da pesquisadora, uma vez que ela exerce as atividades de fiscal de contrato no IF Sudeste MG. O produto contribui para a execução das atividades diárias de gestores e fiscais de contratos de forma simples e de fácil entendimento, além de ser adaptável a qualquer tipo de serviço contratado; será de grande valia para os novos servidores que irão executar estas atribuições. Estas contribuições têm aderência com a linha de atuação científico/tecnológica – LACT 3: Competitividade, Inovação e Empreendedorismo, por se tratar de um trabalho de gestão interna, que busca melhorias nos procedimentos de avaliação de fornecedores. Produção Técnica/Tecnológica: O método desenvolvido refere-se a um método gerencial para auxiliar os gestores e fiscais de contratos de serviços no desempenho de suas atividades. Desta forma, enquadra-se como um produto técnico/tecnológico, não patenteável, pertencente ao Eixo 1- Produtos e Processos. O método gerencial desenvolvido apresenta aplicabilidade de abrangência potencial, com proposta de ser amplamente divulgado e aplicado no IF Sudeste MG e em outras instituições que tenham interesse em utilizá-lo. Trata-se de uma produção de médio teor de inovação e baixa complexidade, que envolve a combinação de legislação vigente e contribuição com adaptações de alguns trabalhados científicos como referência para desenvolvimento deste produto.-
Descrição: dc.descriptionThe Public Administration faced with the various legislations that regulate the hiring of public services, allied to the constant demands of the control agencies, must constantly monitor the execution of the service contracts. This study aimed to conduct research to develop and propose a management method of performance evaluation and control of conservation and cleaning service providers, with the purpose of analyzing the compliance of labor obligations by the supplier, to assist in the mitigation of risks. subsidiary convictions in labor proceedings and improve the performance of the quality of the contracted services. Procedures / Method for problem solving: This study is an applied, descriptive research with a qualitative approach and content analysis procedures. The procedures for solving the problem were divided into two parts: (i) procedures for diagnosis of the problem: consisted of documentary research through the issuance of an Electronic Certificate of Labor Actions of IF Sudeste MG, on the website of the Regional Labor Court of the 3rd. Region; bibliographical research in scientific articles, dissertations, theses and current legislation; conducting interview with service contract managers; and application of questionnaires to contract inspectors; (ii) solution proposal procedures: consisted of the use of the Design Science method for the elaboration of the artifact, which consists of a management method of performance evaluation and control of the conservation and cleaning service providers; detailing the proposed solution; validating the method meeting one of the criteria for using the Design Science method; the proposed use of the method developed in the current process of contract management and supervision; and the action plan for implementing the method. Results: The research results show that the evaluation of the cleaning and maintenance service provider is not performed according to instructions contained in IN n. 5, 2017, of the MPDG and in Law n. 8.666 of 1993 (Bidding and Contracts Law). Using the Design Science method, a management method for performance evaluation and control of conservation and cleaning service providers was developed to help mitigate labor risks and improve the quality of contracted services. This method is divided into three parts: (i) checklist of labor documents to be submitted by the supplier during the performance of the contract; (ii) assessment of the quality of conservation and cleaning services, prepared through the SERVPERF method; and (iii) risk assessment arising from this contracting. Practical implications: The results obtained from the research suggest that the routines of contract managers and supervisors, responsible for monitoring and evaluating contracted services, should be reevaluated. Thus, they will benefit directly, since the method developed in this research will assist them in the activities performed. Thus, it is believed that by adopting the solutions proposed in this research, IF Sudeste MG will be in compliance with the legal guidelines, being able to reduce the existing weaknesses in the institution, as well as improve the quality of the contracted services, monitoring and analyzing labor obligations constantly. Originality and contributions: The method was developed based on the current legislation, bibliographical research and participant observation of the researcher, since she performs the contract inspector activities at IF Sudeste MG. The product contributes to the execution of the daily activities of contract managers and inspectors in a simple and easy way, and is adaptable to any type of contracted service; will be of great value to the new servers that will perform these assignments. These contributions are in line with the scientific / technological line of action - LACT 3: Competitiveness, Innovation and Entrepreneurship, as it is an internal management work that seeks improvements in supplier evaluation procedures. Technical / Technological Production: The developed method refers to a management method to assist service contract managers and inspectors in performing their activities. Thus, it fits as a non-patentable technical / technological product, belonging to Axis 1- Products and Processes. The management method developed has potential applicability, with the proposal to be widely disseminated and applied in IF Sudeste MG and other institutions that are interested in using it. It is a medium production of innovation and low complexity, which involves the combination of current legislation and contribution with adaptations of some scientific work as a reference for the development of this product.-
Descrição: dc.description160 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherVolta Redonda-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectGestão de Fornecedores-
Palavras-chave: dc.subjectCompliance-
Palavras-chave: dc.subjectRiscos-
Palavras-chave: dc.subjectSERVPERF-
Palavras-chave: dc.subjectMétodo Gerencial-
Palavras-chave: dc.subjectInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação de desempenho-
Palavras-chave: dc.subjectAdministração de risco-
Palavras-chave: dc.subjectTerceirização-
Palavras-chave: dc.subjectQualidade de serviço-
Palavras-chave: dc.subjectManagement-
Palavras-chave: dc.subjectCompliance-
Palavras-chave: dc.subjectRisks-
Palavras-chave: dc.subjectSERVPERF-
Palavras-chave: dc.subjectManagement Method-
Título: dc.titleAvaliação de desempenho e controle dos fornecedores de serviço de conservação e limpeza: um método gerencial aplicado ao IF Sudeste MG-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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