Eventos esportivos universitários como ferramenta de marketing para os destinos : os jogos na cidade de Vassouras

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLohmann, Paola Bastos-
Autor(es): dc.contributorLasmar, Telma Gonçalves-
Autor(es): dc.contributorVilela, Eduardo Antônio Pacheco-
Autor(es): dc.creatorAndrade, Erick Muniz de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:58:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:58:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-09-15-
Data de envio: dc.date.issued2017-09-15-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/4496-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/761202-
Descrição: dc.descriptionAs viagens motivadas pela paixão esportiva têm se apresentado em constante crescimento, resultando na segmentação turística denominada turismo de esportes, ou turismo esportivo. O crescimento deste nicho de mercado deve-se ao alto valor dado aos espetáculos proporcionados pelos eventos esportivos e à evolução dos meios de comunicação. Nesse contexto, o esporte universitário surge como nova forma de proporcionar espetáculo esportivo para diferentes públicos, tornando-se um segmento responsável por movimentar milhares de pessoas, em especial estudantes, aos destinos sedes dos jogos universitários, promovendo o turismo esportivo nessas localidades. Este turismo motivado pelo esporte universitário é o objeto de estudo do presente trabalho, que tem por finalidade entender os impactos dos jogos universitários na promoção e desenvolvimento turístico de um destino, tomando como referência os jogos na cidade de vassouras, localizada na região do Vale do Café, Rio de Janeiro. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa por meio de entrevistas semiestruturadas com importantes atores envolvidos no processo de realização de um evento como este, englobando a perspectiva de representantes do setor público e privado, tanto de dentro como de fora do destino. Os dados apontam que os jogos universitários podem ser estratégias interessantes para Vassouras trabalhar a sazonalidade, promover a economia local e atrair um público que pode retornar em outro momento. Por fim, o trabalho busca trazer contribuições para o melhor aproveitamento dos eventos esportivos universitários e apresentar sugestões para pesquisas futuras-
Descrição: dc.descriptionThe trips motivated by sportive passion are presented in constant growth, resulting in a touristic segmentation named tourism of sports, or sports tourism. The growth of this segment is due to the high value given to spectacles provided for sporting events and the evolution of media. On this context, the university sport emerges as new way of providing sporting spectacle to different audiences, becoming a segment responsible for moving thousands of people, in particular students, to the host destinations of the university games, promoting the sports tourism in these localities. This tourism motivated by university sport is the subject of this study that aims to understand the impact of university sports in the promotion and development of tourism in a destination, taking as reference the games in the city of Vassouras, located in the region of Vale do Café, Rio de Janeiro. It was realized a qualitative research through semi-structured interviews with key actors involved in the process of achievement of events like this, including the perspective of representatives of public and private sector, both inside and outside the destination. The data indicates that the university games can be interesting strategies for Vassouras to work seasonality, promote the local economy and attract an audience that can return at another time. Finally, the work seeks to bring contributions to the better use of the university sporting events and make suggestions for future research-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEsporte universitário-
Palavras-chave: dc.subjectEventos-
Palavras-chave: dc.subjectTurismo esportivo-
Palavras-chave: dc.subjectVassouras (RJ)-
Palavras-chave: dc.subjectJogos universitários-
Palavras-chave: dc.subjectEsporte universitário-
Palavras-chave: dc.subjectTurismo-
Palavras-chave: dc.subjectVassouras (RJ)-
Palavras-chave: dc.subjectUniversity sports-
Palavras-chave: dc.subjectEvents-
Palavras-chave: dc.subjectSports tourism-
Palavras-chave: dc.subjectVassouras (RJ)-
Palavras-chave: dc.subjectUniversity games-
Título: dc.titleEventos esportivos universitários como ferramenta de marketing para os destinos : os jogos na cidade de Vassouras-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.