Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Fonseca Filho, Ari da Silva | - |
Autor(es): dc.contributor | Guimarães, Valéria Lima | - |
Autor(es): dc.contributor | Moraes, Claudia Corrêa de Almeida | - |
Autor(es): dc.creator | Fonseca, Yasmin Rodrigues de Sá | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:58:32Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:58:32Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-09-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-09-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/758 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/761194 | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho foi elaborado com intuito de compreender em que medida o turismo pedagógico inserido na educação básica da rede pública de ensino pode contribuir para a aprendizagem das disciplinas tradicionais do currículo escolar. Com isso, o objetivo geral deste estudo foi analisar as possíveis contribuições do turismo pedagógico no processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos tradicionais das disciplinas do currículo da educação básica da rede pública de ensino. A partir do objetivo geral, foram definidos como objetivos específicos: analisar a relação entre turismo e educação, com vistas a delimitar o turismo pedagógico na educação básica. E também, levantar práticas de turismo em escolas públicas bem como discutir as contribuições que o turismo pedagógico pode trazer ao processo educativo. E por fim, identificar as possíveis contribuições que as atividades de turismo pedagógico acrescentaram no desenvolvimento escolar dos alunos. A metodologia deste estudo consistiu em um levantamento bibliográfico a respeito da relação de turismo e educação, com delimitações no turismo pedagógico. E após o levantamento de informações, foi realizada uma análise sobre o caso de turismo pedagógico do Colégio Estadual Guilherme Briggs. Para obter informações mais detalhas foram elaboradas duas técnicas de pesquisa: a realização de um grupo focal com alunos participantes da atividade e uma entrevista semiestruturada com a professora idealizadora da atividade. Por fim, tal análise nos permitiu identificar as contribuições trazidas pelo turismo pedagógico quando inserido no projeto político pedagógico de uma escola pública | - |
Descrição: dc.description | The present study was elaborated with the intent of comprehending to which extent pedagogical tourism while inserted in the basic education of public schools can contribute to the learning of traditional subjects of the school curriculum. Hence, the general objective of this study was to analyze the possible contributions of pedagogical tourism in the teaching-learning process of the traditional content in the basic education curriculum of public schools. From the general objective, the specific objectives were defined: analyze the relation between tourism and education, with a view to delimit pedagogical tourism in basic education; survey tourism practices in public schools as well as discussing the contributions that pedagogical tourism can bring to the educational process; identify the possible contributions that the actions of pedagogical tourism added to the school development of the students. The methodology of this study consisted in a bibliographical survey about the relation between tourism and education, with delimitations in pedagogical tourism. After gathering information, an analysis was made regarding the case of pedagogical tourism in the Guilherme Briggs State School. To obtain more detailed information two research techniques were elaborated: the conducting of a focus group with the students that participated in the activities and a semi-structured interview with the teacher that idealized the activity. Finally, that analysis allowed us to identify the contributions brought by pedagogical tourism when inserted in the political project of a public school | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Turismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Turismo pedagógico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escola pública | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação básica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Turismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escola pública | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tourism | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogical tourism | - |
Palavras-chave: dc.subject | Public schools basic | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
Título: dc.title | Turismo pedagógico em escolas públicas: uma atividade ao auxílio da educação | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: