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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Jorge Luiz Fernandes de | - |
Autor(es): dc.contributor | Rosman, Paulo Cesar Colonna | - |
Autor(es): dc.contributor | Rosas, Reiner Olíbano | - |
Autor(es): dc.contributor | Farias, Heitor Soares de | - |
Autor(es): dc.contributor | Lima, Lidiane dos Santos | - |
Autor(es): dc.creator | Aires, Marina | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:58:29Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:58:29Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-27 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/27965 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/761175 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho teve como objetivo a elaboração de cenários de derrame de óleo, descritos na legislação vigente, utilizando o Sistema Base de Hidrodinâmica Ambiental (SisBaHiA®), na área do empreendimento Terminais Ponta Negra (TPN) situado em Maricá – RJ. Foram simulados cenários sazonais e utilizou-se dados das condicionantes meteorológicas e oceanográficas da região, bem como as características do óleo pesado, para simular as possíveis passagens de manchas de óleo e a probabilidade de toque no litoral, utilizando o Modelo Lagrangeano Probabilístico do SisBaHiA® , no litoral de Maricá. Os resultados do presente trabalho mostram que caso ocorra um derrame de óleo no TPN, os impactos poderão ser de ordem econômica, social e ambiental de Maricá e de Saquarema, visto que estes possuem sistemas lagunares complexos, arcos de praia, áreas de proteção ambiental, canais de ligação das lagoas com o oceano e patrimônios geológicos e culturais. A partir do modelo supracitado estimou-se o tempo em que as equipes de contingenciamento a acidentes teriam para evitar que o óleo atingisse a área do TPN e as áreas adjacentes, visando minimizar os prejuízos econômicos e os impactos ambientais relacionados ao derramamento. O uso de modelagem computacional se torna imprescindível neste tipo de estudo, pois indica quais serão as trajetórias do óleo em regiões costeiras, quais serão as áreas impactadas e como as autoridades competentes poderão minimizar os possíveis prejuízos causados por derrames de óleo. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | - |
Descrição: dc.description | This work aimed to develop oil spill scenarios, described in current legislation, using the Environmental Hydrodynamics Base System (SisBaHiA®), in the area of the Terminal Ponta Negra (TPN) project located in Maricá - RJ. Seasonal scenarios were simulated and data from the meteorological and oceanographic conditions of the region, as well as the characteristics of heavy oil, were used to simulate the possible passage of oil slicks and the probability of touching the coast, using the Lagrangian Probabilistic Model of SisBaHiA®, on the coast of Maricá. The results of the present work show that if an oil spill occurs in the TPN, the impacts may be of an economic, social and environmental nature in Maricá and Saquarema, as they have complex lagoon systems, beach arches, environmental protection areas, channels connecting the lagoons with the ocean and geological and cultural heritage. Based on the aforementioned model, the time that the accident contingency teams would have to prevent the oil from reaching the TPN area and adjacent areas was estimated, in order to minimize the economic losses and environmental impacts related to the spill. The use of computational modeling becomes essential in this type of study, as it indicates what the oil trajectories will be in coastal regions, which areas will be impacted and how the competent authorities can minimize the possible damages caused by oil spills. | - |
Descrição: dc.description | 238 f | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Terminais Ponta Negra | - |
Palavras-chave: dc.subject | SisBaHiA® | - |
Palavras-chave: dc.subject | Derrame de óleo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Terminais Ponta Negra | - |
Palavras-chave: dc.subject | SisBaHiA® | - |
Palavras-chave: dc.subject | Derramamento de óleo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Emergência em desastres | - |
Palavras-chave: dc.subject | Impacto ambiental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Modelagem computacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ponta Negra terminals | - |
Palavras-chave: dc.subject | SisBaHiA® | - |
Palavras-chave: dc.subject | Oil spill | - |
Título: dc.title | Vulnerabilidade da zona costeira de Maricá: estudo de caso de derramamento de óleo no empreendimento Terminais Ponta Negra (TPN) utilizando modelagem computacional | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Tese | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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