USO COMPETITIVO DE TI: ESTUDO DE CASO NAS EMPRESAS DE NAVEGAÇÃO MARITIMA DE APOIO OFF SHORE NA BACIA DE CAMPOS

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorQuintella, Heitor Luiz Murat de Meireles-
Autor(es): dc.contributorCPF:18629245700-
Autor(es): dc.contributorFarias Filho, José Rodrigues de-
Autor(es): dc.contributorCPF:36601454320-
Autor(es): dc.creatorNunes, Antonio Carlos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:58:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:58:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2007-06-25-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2005-08-09-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/21232-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/761171-
Descrição: dc.descriptionThe identification and the definition of the needs of a system of strategic information, tactics, operational and of corporate communications, they base on operations guided to the market and supported by systems of information and of communication highly efficient. Managers depend on their internal registrations of orders, sales, prices, costs, inventory, accounts receivable, accounts payable, communication with internal and external customers, knowledge management, environmental management, sustainability, etc. Through the analysis of those information important opportunities and problem can be identified. The marketing atmosphere is changing to a faster rhythm. Therefore, the needs of information and real time market communication is greater than any other time. The new millennium, and the new information, technology and communication age were we live brings the need of constant updating and tracking of the organization environmental changes. The globalization trend that drive the companies strategic thought towards a higher level makes necessary a faster and more precise information harvesting process. While companies expand their geographical market covering, their leaders need information that help them to identify opportunities and changes into the market target. The understanding of the surrounding market is vital to the company that intends to remain competitive in this new scenario. Availability of trustful information is a fundamental condition for effective production planning and control, costs, distribution optimization, profitability, marketing, finance, etc. Information technology is configured as indispensable to achieve and to maintain competitive advantages. That s why the information systems and communications are vital to any organization. The present work is intented to verify, in a general panorama, the importance of information systems and of communication, as well as some alternatives and some practical cases that worked well (or not) of companies that are getting full advantage from the progress that the modern systems of information and of communication can offer-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Federal Fluminense-
Descrição: dc.descriptionA identificação e a definição das necessidades de um sistema de informações estratégicas, táticas, operacionais e de comunicações corporativas, baseiam-se em operações orientadas para o mercado e suportadas por sistemas de informação e de comunicação altamente eficientes. Os gerentes dependem de seus registros internos de pedidos, vendas, preços, custos, níveis de estoque, contas a receber, contas a pagar, de comunicação com os clientes internos e externos, gestão do conhecimento, gestão de meio ambiente, sustentabilidade e etc. É por meio da análise dessas informações que eles podem localizar oportunidades e problemas importantes. O ambiente de marketing está mudando a um ritmo cada vez mais acelerado. Sendo assim, a necessidade de informações e de comunicação com mercado em tempo real é maior que em qualquer outra época. O novo milênio, e esta nova era da informação, da tecnologia e da comunicação em que estamos vivendo traz intrinsecamente a necessidade de constante atualização e acompanhamento das mudanças no ambiente em torno da organização. A tendência à globalização, que leva as empresas a mudarem seu pensamento estratégico para uma esfera maior, faz com que seja necessária uma coleta de informações de maneira mais rápida e precisa. À medida que as empresas expandem sua cobertura geográfica de mercado, seus dirigentes precisam de dados que os ajudem a identificar oportunidades e mudanças no seu público alvo. Entender o mercado a sua volta é vital para a empresa que pretende se manter competitiva neste novo cenário. Disponibilidade de informação confiável é condição fundamental para o planejamento e controle efetivo da produção, custos, otimização da distribuição, rentabilidade, marketing, finanças, etc. A tecnologia da informação configura-se como indispensável para conquistar e manter vantagens competitivas. É por isso que o sistema de informações e comunicações é vital em qualquer organização. O presente trabalho procura verificar, em um panorama geral, a importância dos sistemas de informações e de comunicação, algumas alternativas e alguns casos práticos que deram certo (outros nem tanto) de empresas que estão se beneficiando de todo o avanço que os modernos sistemas de informações e de comunicação podem oferecer-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Sistemas de Gestão-
Publicador: dc.publisherSegurança do Trabalho, Meio-ambiente, Gestão pela Qualidade Total-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectCompetitividade-
Palavras-chave: dc.subjectInformação-
Palavras-chave: dc.subjectComunicação-
Palavras-chave: dc.subjectGlobalização-
Palavras-chave: dc.subjectCompetitiveness-
Palavras-chave: dc.subjectInformation-
Palavras-chave: dc.subjectCommunication-
Palavras-chave: dc.subjectGlobalization-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO-
Título: dc.titleUSO COMPETITIVO DE TI: ESTUDO DE CASO NAS EMPRESAS DE NAVEGAÇÃO MARITIMA DE APOIO OFF SHORE NA BACIA DE CAMPOS-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.