Edgar Morin e a visão mágica no audiovisual

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorArreguy, Marília Etienne-
Autor(es): dc.contributorNúñez, Fabián-
Autor(es): dc.contributorLima, Roberto Robalinho-
Autor(es): dc.contributorOO-
Autor(es): dc.creatorGalerani, Guilherme Heleno-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:58:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:58:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-01-22-
Data de envio: dc.date.issued2024-01-22-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/32022-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/761170-
Descrição: dc.descriptionA intenção desta pesquisa é usar os principais conceitos apresentados por Edgar Morin no livro O Cinema ou o Homem Imaginário, como um mapa dentro de um universo de pesquisa extenso e multidisciplinar. Com isso o caminho que percorremos apresenta um ponto de interesse central: o conflito e o encontro entre a objetividade e subjetividade no cinema. Começamos a partir do conceito de "duplo" para esboçar possíveis explicações sobre a relação do ser humano com a imagem e qual o papel da magia dentro disso. Seguimos entendendo como a magia passa de expressão religiosa e compreensão da realidade, para ser primordialmente parte da ficção. Em seguida nos debruçamos sobre as características dos primeiros cinemas que preservam as formas culturais descritas nos capítulos anteriores. Por fim entramos na descrição que Morin faz da relação de projeção e identificação estabelecida pelo espectador de cinema.-
Descrição: dc.descriptionThe intention of this research is to use the main concepts presented by Edgar Morin in the book "The Cinema or The Imaginary Man" as a map within an extensive and multidisciplinary research universe. Thus, the path we traverse presents a central point of interest: the conflict and encounter between objectivity and subjectivity in cinema. We start from the concept of the "double" to outline possible explanations about the relationship between human beings and images and the role of magic within this context. We proceed to understand how magic transitions from religious expression and understanding of reality to becoming an essential part of fiction. Next, we delve into the characteristics of the early cinemas that preserve the cultural forms described in the previous chapters. Finally, we enter Morin's description of the projection and identification relationship established by the cinema viewer.-
Descrição: dc.description38 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectCinema-
Palavras-chave: dc.subjectMagia-
Palavras-chave: dc.subjectImagem-
Palavras-chave: dc.subjectCinema-
Palavras-chave: dc.subjectMagia-
Palavras-chave: dc.subjectPrehistoric Art-
Palavras-chave: dc.subjectCinema-
Palavras-chave: dc.subjectImage-
Palavras-chave: dc.subjectMagic-
Título: dc.titleEdgar Morin e a visão mágica no audiovisual-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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