Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Sá, Selma Petra Chaves | - |
Autor(es): dc.contributor | Souza, Sonia Regina de | - |
Autor(es): dc.contributor | Brum, Ana Karine Ramos | - |
Autor(es): dc.creator | Padilha, Jovíria Márcia Ferreira de Oliveira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:58:27Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:58:27Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-03-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-03-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/3055 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/761168 | - |
Descrição: dc.description | A infecção relacionada à assistência à saúde (IRAS) é considerada um problema de saúde pública em esfera mundial. Assim, torna-se preponderante a intervenção nos cuidados e prevenção destes agravos. Diante desta prerrogativa, o estudo tem como objeto: a precaução de contato a partir de uma tecnologia educacional (TE), visando o uso de luvas pelos profissionais de enfermagem. Objetivo geral: propor uma TE em forma de mídia audiovisual visando à adequação e/ou adesão dos profissionais de enfermagem às medidas de precaução de contato, foco em luvas. Objetivos específicos: identificar os fatores que interferem na adesão e/ou adequação às medidas de precaução de contato na utilização das luvas de procedimentos e estéreis pela equipe de enfermagem; elaborar uma TE visando adesão e adequação dos profissionais de enfermagem às medidas de precaução de contato, foco em luvas, a partir das falas dos profissionais; validar uma TE em forma de mídia audiovisual, visando adequação e adesão às medidas de precaução de contato com foco nas luvas. Metodologia: pesquisa de abordagem quantiqualitativa do tipo metodológica. O cenário da pesquisa foi o Hospital Universitário Antônio Pedro da Universidade Federal Fluminense. Os participantes foram 66 profissionais distribuídos em quatro etapas do estudo. Para elaboração e validação da TE, a coleta de dados ocorreu nas quatro etapas. A 1ª etapa: realizaram-se entrevistas e a análise temática segundo Bardin. Critérios de inclusão: profissionais de enfermagem da clínica cirúrgica, diaristas ou plantonistas, estatutários ou contratados, em exercício. Critérios de exclusão: profissionais em férias e/ou licenças médicas; 2ª etapa: elaboração da TE a partir das categorias que emergiram da primeira etapa; 3ª etapa: validação de TE. Nesta etapa foram utilizados instrumentos de validação, escala Likert, respondidos por juízes especialistas e público alvo. Os itens do instrumento analisados receberam diferentes valorações em cada bloco, sendo considerados válidos os itens que obtiveram concordância maior ou igual a 70% pelos avaliadores desta etapa; 4ª etapa: adequação da TE a partir da avaliação dos profissionais. Resultados: a partir da fala dos profissionais emergiram três categorias, a saber: conhecimento geral acerca do uso de luvas; a utilização das luvas na prática de enfermagem e suas implicações; avaliação do material das luvas. A partir destas categorias, foi elaborada uma TE em forma de mídia audiovisual, cuja validação dos resultados atingiu índice de concordância superior a 80%. Conclui-se que a elaboração e aplicação de TE voltadas para o ensino e aprendizagem do profissional são primordiais para a segurança do paciente, do profissional e do ambiente, minimizando os riscos de infecções cruzadas | - |
Descrição: dc.description | The infection related to health care (IRAS) is considered a public health problem in the whole world. Thus, a major intervention in the care and prevention of these diseases is of utmost importance. In the view of this prerogative, the current object of this study is: the contact precautions as an educational technology (ET), to the use of gloves by nursing professionals. Overall objective: to propose an ET in audiovisual media format in order to improve adhesion/adjustments of nursing professionals to contact precautions, focusing in the use of gloves. Specific objectives: to identify the factors that influence in adherence and/or adequacy for contact precautions with the use of procedure and sterile gloves by nursing staff; to develop an ET aiming at adherence and adequacy of nursing professionals to contact precautions, focusing in the use of gloves, from the speeches of professionals; to validate an ET in audiovisual media format, aiming to adequacy and adherence to contact precautions focused in the use of gloves. Methodology: Research with quantiqualitative approach of methodological type. The research scenario was the Antônio Pedro University Hospital, Fluminense Federal University. Participants were 66 professionals divided into four stages of the study. For development and validation of ET, data collection occurred in all the four stages. 1st stage: interviews and Bardin’s thematic analysis were conducted. Inclusion criteria: nurses of surgical clinic department, resident or day labor, statutory- or private-contracted, and currently active. Exclusion criteria: professionals on vacation and / or in sick leave; 2nd stage: preparation of the ET based the categories that emerged from the first stage; 3rd stage: ET validation. At this stage the Likert scale and validation instruments were used, answered by expert judges and target audience. The instrument items analyzed received different valuations in each block, being considered as valid the items with agreement levels greater than or equal to 70% by the evaluators of this stage; 4th stage: adequacy of ET by the evaluation of professionals. Results: from the speech of professionals emerged three categories, namely: General knowledge about the use of gloves; the use of gloves in nursing practice and its implications; analysis of the glove material. From these categories, an ET was prepared in audiovisual media format, and the validation of its results reached an agreement index higher than 80%. It is concluded that the development and application of an ET facing professional education and learning are essential for the safety of patients, professionals and the environment, minimizing the risk of cross-infection | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/octet-stream | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Infecção hospitalar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Equipe de enfermagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Luvas cirúrgicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Luvas protetoras | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Enfermagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Infecção hospitalar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Equipe de enfermagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Luvas cirúrgicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Luvas protetoras | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Enfermagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cross infection | - |
Palavras-chave: dc.subject | Nursing team | - |
Palavras-chave: dc.subject | Surgical gloves | - |
Palavras-chave: dc.subject | Protective gloves | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational technology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Nursing | - |
Título: dc.title | Tecnologia educacional como estratégia para o uso de luvas pelos profissionais de enfermagem visando a precaução de contato | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: