A questão do negro no curso de graduação em serviço social da Universidade Federal Fluminense

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorOliveira, Iolanda de-
Autor(es): dc.contributorCPF:00877866622-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790146Y5-
Autor(es): dc.contributorPinto, Regina Pahim-
Autor(es): dc.contributorCPF:68595457622-
Autor(es): dc.contributorBrandão, André Augusto Pereira-
Autor(es): dc.contributorCPF:22322122422-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798596J5-
Autor(es): dc.creatorSilva Filho, José Barbosa da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:58:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:58:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2006-08-01-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2004-12-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/18763-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/761164-
Descrição: dc.descriptionThe research "The Question of the Black Man in the Course of Graduation in Social Service of Fluminense Federal University" intends to collaborate with the debate around the questions that respect says the situation of the black population in the Brazilian society, victim for the violence of the description-cultural preconception, the partner-racial discrimination and the economic exclusion in its interaction with the other segments of the Brazilian population. Our work if bases on the hypothesis of that still existing the racist and racialistas positions in our society are strengthened by the unfamiliarity of the historicalculture- social and religious origins of the African black of the diáspora and of the Brazilian black on the part of the professionals whom they daily deal with this segment of the population. In the specific case of our reflection, we will study the professionals in Social Service formed by Fluminense Federal University - UFF. The question that in interested them to clarify age: being professional that most invariable percentage of black color and mediums brown interact with parcels of the population where are great, the knowledge that the Socia l Assistants graduated by the UFF receive in its process of formation, contemplate and problemate subjects related with the questions that say respect to the black in the Brazilian society? In negative case, why this occurs? To materialize this intention analyses had been carried through: a) in the Works of Conclusion of Courses (TCCs) of graduated Social Service for the UFF of 1948 at 2002; b) in publications directed for the Social Assistants; c) in the curricular gratings of the Courses of Formation in Social Service of the UFF, the UERJ, the UFRJ and the PUC -RJ. Also interviews with Professors of the ESS-UFF had been analyzed and in the questionnaires distributed between students. These metodology procedures had answered our question and the negative premise became true. The reasons and the reasons meet explain in this final report.-
Descrição: dc.descriptionA pesquisa A Questão do Negro no Curso de Graduação em Serviço Social da Universidade Federal Fluminense pretende colaborar com o debate em torno das questões que diz respeito a situação da população negra na sociedade brasileira, vitimada pela violência do preconceito histórico-cultural, da discriminação sócio-racial e da exclusão econômica na sua interação com os outros segmentos da população brasileira. Nosso trabalho se baseia na hipótese de que as posturas racistas e racialistas ainda existentes na nossa sociedade são reforçadas pelo desconhecimento das origens históricas-culturaissociais e religiosas do negro africano da diáspora e do negro brasileiro por parte dos profissionais que lidam cotidianamente com este segmento da população. No caso específico da nossa reflexão, estudaremos os profissionais em Serviço Social for mados pela Universidade Federal Fluminense UFF. A questão que nos interessava esclarecer era: sendo profissionais que invariavelmente interagem com parcelas da população onde é grande o percentual de pretos e pardos, os conhecimentos que os Assistentes Sociais graduados pela UFF recebem em seu processo de formação, contemplam e problematizam temas relacionados com as questões que dizem respeito ao negro na sociedade brasileira? Em caso negativo, por que isso ocorre? Para materializar esse intento foram realizadas análises: a) nos Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCCs) dos graduados em Serviço Social pela UFF de 1948 a 2002; b) em publicações direcionadas para os Assistentes Sociais; c) nas grades curriculares dos Cursos de Formação em Serviço Social da UFF, da UERJ, da UFRJ e da PUC-RJ. Também foram utilizadas entrevistas com Docentes da ESS-UFF e questionários distribuídos entre as formandas. Esses procedimentos metodológicos responderam a nossa questão e, infelizmente, a premissa negativa tornou-se verdadeira. As razões e os porquês encontramse explicitados nesse texto.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Estudos Pós-graduados em Política Social-
Publicador: dc.publisherServiço Social-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectDiscriminação racial-
Palavras-chave: dc.subjectIntegração racial-
Palavras-chave: dc.subjectUniversidade Federal Fluminense-
Palavras-chave: dc.subjectEscola de Serviço Social-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL-
Título: dc.titleA questão do negro no curso de graduação em serviço social da Universidade Federal Fluminense-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.