Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Souza, Elisabete Gonçalves de | - |
Autor(es): dc.contributor | Lück, Esther Hermes | - |
Autor(es): dc.contributor | Andrade, Julietti de | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Helaine Campos da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:58:26Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:58:26Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-01-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-01-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/24313 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/761162 | - |
Descrição: dc.description | Apresenta uma pesquisa sobre as bibliotecas infantis na pré-escola, sua importância na vida da criança para o seu aprendizado, desenvolvimento cognitivo e intelectual. Descreve o surgimento da primeira biblioteca infantil no Brasil. Relata a relevância do bibliotecário(a) como mediador nas atividades de leitura e no estimulo ao uso e a frequência às bibliotecas. Destaca a importância da leitura no ambiente familiar e na escola, lugares em que a criança tem seu primeiro contato com os livros e com a palavra escrita. Ressalta o papel da família na formação do hábito de leitura das crianças e em seu desenvolvimento social. Realiza um estudo de caso na Biblioteca Flor de Papel da Unidade de Educação Infantil da Universidade Federal Fluminense, sendo levantados documentos e aplicados questionários às bibliotecárias com o objetivo de conhecer as atividades que realizam e a relação que mantém com os professores, pais e alunos. Também foi aplicado questionário aos pais, de modo a conhecer como estes avaliam o papel da biblioteca na formação de seus filhos. | - |
Descrição: dc.description | Present a research on preschool children's libraries, their importance in the child's life for their learning, cognitive and intellectual development. Describes the emergence of the first children's library in Brazil. It reports on the relevance of the librarian as a mediator in reading activities and in stimulating the use and frequency of libraries. It highlights the importance of reading in the family environment and at school, places where the child has his first contact with books and with the written word. It emphasizes the role that family in the formation of children's reading habit and in their social development. She carries out a case study at the Flor de Papel Library of the Child Education Unit of the Universidade Federal Fluminense, and documents and questionnaires have been applied to the librarians in order to know the activities they carry out and the relationship they have with teachers, parents and students. A questionnaire was also applied to the parents in order to know how they evaluate the role of the library in the formation of their children. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Federal Fluminense | - |
Publicador: dc.publisher | Niterói | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bibliotecas infantis na pré-escola | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bibliotecário | - |
Palavras-chave: dc.subject | Leitura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escola e família | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biblioteca Flor de Papel | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biblioteca infantil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pré-escola | - |
Palavras-chave: dc.subject | Incentivo à leitura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Children's libraries in preschool | - |
Palavras-chave: dc.subject | Librarian | - |
Palavras-chave: dc.subject | Reading | - |
Palavras-chave: dc.subject | School and family | - |
Palavras-chave: dc.subject | Library Flor de Papel (Niterói, RJ, Brazil) | - |
Título: dc.title | Biblioteca infantil e o incentivo à leitura na pré-escola: o caso da Biblioteca Flor de Papel | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: