Entre a aprendizagem na universidade e a prática docente: o que nos diz o caderno de campo?

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorZuccarelli, Carolina Soares-
Autor(es): dc.contributorChristovão, Ana Carolina-
Autor(es): dc.contributorPetry, Hélène Cécile-
Autor(es): dc.creatorMelo, Rodrigo Cunha de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:58:21Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:58:21Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-07-19-
Data de envio: dc.date.issued2019-07-19-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/10477-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/761135-
Descrição: dc.descriptionEste artigo tem como objetivo analisar a relação entre a formação acadêmica dos licenciandos em ciências sociais e a prática em sala de aula. O problema norteador da pesquisa é aferir o grau de adequação da formação recebida na universidade pelo futuro professor, quando submetida ao efetivo desempenho da docência em sala de aula, na construção conjunta do conhecimento com seus respectivos alunos. Foram realizadas entrevistas indiretas, coletivas e individuais, com professores e alunos de duas escolas estaduais do município de Niterói, bem como observações participantes ao longo de minha trajetória acadêmica e no transcorrer do estágio realizado. A formação teórica recebida na universidade mostrou-se adequada e pertinente ao currículo a ser desenvolvido no ensino médio. Entretanto, verificou-se que a preparação para a prática da docência demanda correções-
Descrição: dc.descriptionThis article aims to analyze the relationship between the academic training of social science graduates and the practice in the classroom. The guiding problem of the research is to assess the degree of adequacy of the training received at the university by the future teacher, when submitted to the effective performance of teaching in the classroom, in the joint construction of knowledge with their respective students. Indirect, collective and individual interviews were conducted with teachers and students from two state schools in the city of Niterói, as well as participant observations throughout my academic trajectory and in the course of the internship. The theoretical training received at the university was adequate and pertinent to the curriculum to be developed in high school. However, it has been found that preparation for teaching practice demands corrections-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectSociologia-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Médio-
Palavras-chave: dc.subjectProfessor-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio-
Palavras-chave: dc.subjectProfessor-
Palavras-chave: dc.subjectSociologia-
Palavras-chave: dc.subjectSociology-
Palavras-chave: dc.subjectHigh school-
Palavras-chave: dc.subjectTeacher-
Título: dc.titleEntre a aprendizagem na universidade e a prática docente: o que nos diz o caderno de campo?-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.