Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Almeida, Lúcia da Cruz de | - |
Autor(es): dc.contributor | Yutao, Xing | - |
Autor(es): dc.contributor | Souza, Eduardo Oliveira Ribeiro de | - |
Autor(es): dc.contributor | Sigaud, Lucas | - |
Autor(es): dc.creator | Henriques, Marianne Diniz Rocha | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:58:16Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:58:16Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/26392 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/761107 | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho final de conclusão de curso apresenta uma evolução histórica da divulgação científica, englobando artigos sobre a produção de divulgação científica e como este fator atua na formação de professores de física. O Instituto de Física (IF) da Universidade Federal Fluminense (UFF), dentro das atividades fins da Universidade, tem a sua pesquisa reconhecida. Dentre as diversas áreas e grupos de pesquisa, o foco deste trabalho volta-se para o Laboratório de Microscopia de Alta Resolução / Centro de Caracterização Avançada para a Indústria do Petróleo (Lamar/Caipe). Sendo assim, o trabalho resgata e analisa, por meio de entrevistas e questionários, a história desse grupo de pesquisa e a visão dos graduandos em Física da UFF sobre o tema, especificamente utilizando o laboratório Lamar/Caipe como objeto de estudo, visando assim ampliar o alcance de suas produções científicas à comunidade do Instituto de Física (IF) externa ao referido Laboratório e a outros interessados, por meio da produção de painéis para posterior fabricação e exposição. A proposição e produção dos painéis foram motivadas, inicialmente pela a percepção da pouca divulgação do conhecimento científico produzido no IF da UFF para além da comunidade científica, percepção confirmada no levantamento junto aos graduandos. Nesta perspectiva, acreditamos que os resultados alcançados – proposição de meios (painéis) para a divulgação científica e sua futura exposição de maneira permanente à comunidade interna e externa ao IF, mesmo que restrita ao Lamar/Caipe, favorecerá a ampliação do alcance de produções de caráter científico para com os futuros professores e pesquisadores e proporcionará a redução da distância entre a pesquisa e os acadêmicos em formação. | - |
Descrição: dc.description | The final work of course conclusion presentes a historical evolution of cientific dissemination, encompassing articles on the production of scientific dissemination and how this factor acts in the training of physics teachers. The Physics Institute (IF) of Universidade Federal Fluminense (UFF), within the University's core activities, its research is recognized. Among the various areas and research groups, the focus of this work is on the Laboratório de Microscopia de Alta Resolução / Centro de Caracterização Avançada para a Indústria do Petróleo (Lamar/Caipe). In this sense, the work rescues and analyzes, through interviews and questionnaires, the history of the this research group and the view of the undergraduate students in Physics at the UFF on the subject, specifically using the Lamar/Caipe laboratory as an object of study, aiming to expand the reach of their scientific productions to the community of the Instituto de Física (IF) outside the said Laboratory and other interested parties. The proposal and production of the panels were initially motivated by the perception of little dissemination of scientific knowledge produced at the IF of UFF beyond the scientific community, a perception confirmed in the survey with undergraduates. In this perspective, we believe that the results achieved - proposition of means (panels) for scientific dissemination and its future exposure on a permanent basis to the internal and external community of the IF, even if restricted to Lamar/Caipe, will favor the expansion of the reach of scientific productions. scientific character towards future professors and researchers and will provide for the reduction of the distance between research and academics in training. | - |
Descrição: dc.description | 80 p | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento científico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Difusão científica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professor de física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pesquisa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento científico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Difusão científica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pesquisa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professor de Física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Produção intelectual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Scientific Development | - |
Palavras-chave: dc.subject | Scientific Diffusion | - |
Palavras-chave: dc.subject | Research | - |
Palavras-chave: dc.subject | Physics Teacher | - |
Título: dc.title | O desenvolvimento científico, sua divulgação e a formação de professores de Física | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: