O jornalismo cultural pós-internet: uma análise da função do suplemento impresso diário no campo cultural a partir de sua relação com o mercado

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFelix, Carla Baiense-
Autor(es): dc.contributorSchneider, Marco-
Autor(es): dc.contributorFelix, Carla Baiense-
Autor(es): dc.contributorCosta, Cristiane-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7528564202823589-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2716034436852580-
Autor(es): dc.creatorMascarenhas, Pamela Passos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:58:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:58:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-08-27-
Data de envio: dc.date.issued2019-08-27-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/10975-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/761089-
Descrição: dc.descriptionPartindo do princípio de que mudaram as formas de produzir, difundir e consumir bens simbólicos no mercado artístico e cultural com as infotelecomunicações, esta dissertação busca analisar o impacto destes novos circuitos em dois mercados tradicionais, o Jornalismo Cultural e a música, a partir da experiência de cada um deles e da relação entre os dois no contexto das dinâmicas internas do campo artístico e cultural, com foco no suplemento cultural impresso diário e na indústria brasileira de música. A hipótese inicial era que o Jornalismo Cultural teria tido a importância de sua função de instância de reprodução e consagração deslocada dentro deste campo, a partir da proliferação de tecnologias digitais no cotidiano e a possibilidade de cada um ser um medium, com uma aparente perda de hegemonia pelas mídias tradicionais. A partir de entrevistas com agentes do campo e da análise da trajetória do Segundo Caderno do jornal "O Globo", considerando também a produção do Caderno B do "Jornal do Brasil", contudo, podemos ver que as relações entre indústria da música e indústria jornalística não só não se enfraqueceram como o espaço do Jornalismo Cultural impresso diário ficou mais valorizado, pelo menos na perspectiva de sua função para as estratégias da indústria, e não especificamente para o leitor.-
Descrição: dc.descriptionConsidering that the forms of producing, distributing and consuming symbolic goods in the artistic and cultural market changed with the infotelecommunications, this thesis wanted to analyse the impact of these new circuits in two tradicional markets, Cultural Journalism and Music, from the experience of each one of them and from the experience between them in the context of the internal dynamics of artistic and cultural field, with focus on printed daily cultural supplement and the brasilian music industry. The initial hypothesis was that the Cultural Journalism would have had the importance of his function as instance of reproduction and consecration displaced inside this field, with the proliferation of digital technologies in everyday life and the possibility of anyone became a medium, and an apparent loss of hegemony over traditional media. Interviewing field agents and analysing Segundo Caderno's path, and also considering the production of Caderno B, however, we can see that the relationships between the music industry and the journalistic industry not only have not weakened as the space of the daily printed Cultural Journalism has been valued, at least from the perspective of its function for the industry strategies, and not specifically for the reader.-
Descrição: dc.description150f-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectJornalismo-
Palavras-chave: dc.subjectMúsica; aspecto econômico-
Palavras-chave: dc.subjectIndústria cultural-
Palavras-chave: dc.subjectMídia-
Palavras-chave: dc.subjectJornalismo-
Palavras-chave: dc.subjectMúsica; aspecto econômico-
Palavras-chave: dc.subjectIndústria cultural-
Palavras-chave: dc.subjectMídia-
Palavras-chave: dc.subjectJournalism-
Palavras-chave: dc.subjectMusic; economic aspect-
Palavras-chave: dc.subjectCulture Industry-
Palavras-chave: dc.subjectMedia-
Título: dc.titleO jornalismo cultural pós-internet: uma análise da função do suplemento impresso diário no campo cultural a partir de sua relação com o mercado-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.