@futebolgeografico: produção de conteúdo digital na interface Futebol-Geografia

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGiordani, Ana Cláudia Carvalho-
Autor(es): dc.contributorRosa, Daniel Pereira-
Autor(es): dc.contributorOliveira , Márcio Piñon de-
Autor(es): dc.creatorRodrigues, Caíque de Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:58:07Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:58:07Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-07-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-07-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/25632-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/761071-
Descrição: dc.descriptionO futebol, para além da prática esportiva, é também um fenômeno sociocultural que ocupa grande parte do tempo e espaço das mídias de entretenimento. A influência do futebol levanta questões sobre qual é a natureza geográfica dos esportes, qual é a espacialidade do fenômeno esportivo e quais reconfigurações territoriais ele provoca. Nesse sentido, o presente trabalho se dedicou a pesquisar a interface Futebol-Geografia no que tange à produção de conteúdo digital, tendo como lócus espacial e de análise o ciberespaço, através do perfil Futebol Geográfico (@futebolgeografico) na rede social Instagram. Objetivou-se com a pesquisa compreender o conceito de ciberespaço como uma categoria de análise geográfica, relacionar o campo Geografia dos Esportes aos principais eixos da pesquisa (globalização, espaço urbano, identidades territoriais no futebol e formação histórico-territorial brasileira) e, como resultado disso, realizar a produção das publicações para o perfil Futebol Geográfico (@futebolgeografico), explicitando o processo de curadoria e confecção. Para isso, foi fundamentado um solo teórico paralelo entre a espacialidade do ciberespaço, suas disputas por território e sua cibersocialidade, e o campo da Geografia dos Esportes, onde o esporte transcende a prática esportiva e se torna também um fenômeno de reconfiguração espacial. Isto posto, foram analisadas as estruturas e diretrizes que concernem a produção de conteúdo digital com foco na rede social Instagram e quais são as estratégias de disputa por território no ciberespaço até o momento de lançamento de uma publicação que, por sua vez, é alicerçada na ciência geográfica. Como resultado, foram produzidas 75 publicações, das quais apenas 27 foram selecionadas a integrar esta pesquisa por se adequarem integralmente às quatro principais ideias-forças: globalização, espaço urbano, identidades territoriais no futebol e formação histórico-territorial brasileira. A presente pesquisa, portanto, busca contribuir para o campo da Geografia dos Esportes levando em consideração, sobretudo, a multiescalaridade de um fenômeno esportivo como o futebol, dentro de campo, nas arquibancadas e nas redes digitais.-
Descrição: dc.descriptionFootball, beyond its practice, is also a sociocultural phenomenon that occupies much of the time and space of entertainment media. The influence of football raises questions about what is the geographical nature of sports, what is the spatiality of the sports phenomenon and what territorial reconfigurations it causes. In this sense, this study is dedicated to research the Football-Geography interface in terms of digital content production, having as spatial and analysis locus the cyberspace, through the profile Futebol Geográfico (@futebolgeografico) on the social network Instagram. The research aimed to understand the concept of cyberspace as a category of geographic analysis, aimed to relate the field of Sports Geography to the main axes of the research (globalization, urban space, territorial identities in soccer, and Brazilian historical-territorial formation) and, as a result, to produce publications for the profile Futebol Geográfico (@futebolgeografico), explaining the process of content curation and content production.To this end, a parallel theoretical ground was laid between the spatiality of cyberspace, its disputes over territory and its cybersociality, and the field of Geography of Sports, where sports transcend its practice and also become a phenomenon of spatial reconfiguration. That said, the research analyzed the structures and guidelines that concern the production of digital content, focusing on Instagram as a social network, and what are the territorial disputes in cyberspace until the moment of launching a publication that, in turn, is grounded in geographic science. As a result, 75 publications were produced, of which only 27 were selected to be part of this research because they fully fit the four main ideas: globalization, urban space, territorial identities in football, and brazilian historical-territorial formation. The present research, therefore, seeks to contribute to the field of Geography of Sports taking into consideration, above all, the multi-scalarity of a sports phenomenon such as football, on the field, in the stands, and in the digital networks.-
Descrição: dc.description81 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectFutebol-
Palavras-chave: dc.subjectGeografia-
Palavras-chave: dc.subjectEsportes-
Palavras-chave: dc.subjectCiberespaço-
Palavras-chave: dc.subjectInstagram-
Palavras-chave: dc.subjectFutebol-
Palavras-chave: dc.subjectGeografia-
Palavras-chave: dc.subjectEsporte-
Palavras-chave: dc.subjectCiberespaço-
Palavras-chave: dc.subjectInstagram-
Palavras-chave: dc.subjectFootball-
Palavras-chave: dc.subjectGeography-
Palavras-chave: dc.subjectSports-
Palavras-chave: dc.subjectCyberspace-
Palavras-chave: dc.subjectInstagram-
Título: dc.title@futebolgeografico: produção de conteúdo digital na interface Futebol-Geografia-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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