Televisão em transformação: como a telenovela pode indicar estratégias para a televisão corporativa diante das transformações na espectatorialidade, da convergência de mídias e plataformas interativas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMuanis, Felipe-
Autor(es): dc.contributorBarros, Carla-
Autor(es): dc.contributorBragança, Mauricio-
Autor(es): dc.contributorSiciliano, Tatiana-
Autor(es): dc.contributorCesário, Lia-
Autor(es): dc.creatorSvartman, Rosane-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:58:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:58:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-12-08-
Data de envio: dc.date.issued2020-12-08-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/16261-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/761044-
Descrição: dc.descriptionA partir do recorte das telenovelas brasileiras, esta tese investiga como a televisão brasileira com audiências massivas pode ou não se transformar e sobreviver ao deslizamento de conteúdo para outras telas e mídias, à chegada das plataformas digitais e interativas de audiência segmentada e às transformações na espectatorialidade. Para isso, foram analisadas as transformações ao longo da história dessa narrativa, características de linguagem da telenovela, a relação e o diálogo com o púbico, o consumo dessas obras e o modelo de negócio da televisão corporativa dentro do contexto hipermidiático da atualidade, partindo de estudos teóricos e de experiências empíricas envolvendo a telenovela, narrativas transmídia, plataformas participativas e a convergência de telas na emissora TV Globo – que detém a liderança na televisão aberta nacional e no consumo de telenovelas e atualmente investe em outras plataformas e mídias. Esta análise de conteúdos e novos formatos da teledramaturgia diária brasileira permite uma maior compreensão sobre a narrativa da telenovela e suas ramificações, o que podemos chamar de um conteúdo deslizante e, também, sobre as transformações na espectatorialidade dessas obras.-
Descrição: dc.descriptionThis thesis aims to investigate how Brazilian television, through the study of telenovelas that still reach mass audiences, may transform and survive (or not) the sliding of content to other screens and media, the arrival of digital and interactive platforms of segmented audiences, and the transformations in spectatorship. To do so, this thesis analyzes the transformations throughout the history of the telenovela, the main elements of this narrative, the relationship with the public, the consumption of these works, and the business model of Brazilian corporate television within the current context of hypermedia. This thesis will employ theoretical research along with empirical experiments involving telenovela, transmedia narratives, interactive platforms of the TV Globo broadcaster—which holds the lead in national corporate televisionn and currently invests in digital platforms. This analysis of contents and new possibilities of Brazilian daily drama, which still attracts millions off people daily, allows a greater understanding of the telenovela narrative and its possibilities of circulation in media connected landscape.-
Descrição: dc.description256f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectTelevisão-
Palavras-chave: dc.subjectEspectatorialidade-
Palavras-chave: dc.subjectTelenovela-
Palavras-chave: dc.subjectTransmídia-
Palavras-chave: dc.subjectConvergência-
Palavras-chave: dc.subjectTelevisão-
Palavras-chave: dc.subjectTelenovela-
Palavras-chave: dc.subjectMídia-
Palavras-chave: dc.subjectConvergência (Telecomunicação)-
Palavras-chave: dc.subjectTelevision-
Palavras-chave: dc.subjectSpectatorship-
Palavras-chave: dc.subjectTelenovela-
Palavras-chave: dc.subjectTransmedia-
Palavras-chave: dc.subjectConvergence-
Título: dc.titleTelevisão em transformação: como a telenovela pode indicar estratégias para a televisão corporativa diante das transformações na espectatorialidade, da convergência de mídias e plataformas interativas-
Título: dc.titleTelevision in transformation: how the telenovela can indicate strategies for corporate television in brazil in the face of transformations in spectatorship, convergence of media and interactive platforms-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.